Internacional Titulo
Carne bovina contamina 15 com antraz no Zimbábue
Das Agências
26/10/2001 | 09:57
Compartilhar notícia


Pelo menos 15 pessoas foram contaminadas com a doença do carbúnculo (antraz) no Centro do Zimbábue, depois de terem entrado em contato com animais que morreram da doença, informa nesta sexta-feira o jornal pró-governo The Herald.

O diretor-médico da província de Midlands, Christopher Zishiri, e o chefe dos serviços veterinários, Stuart Hargreaves, confirmaram ao Herald a aparição da doença no distrito de Kwekwe.

Segundo Zishiri, o Antraz atingiu cinco bovinos do distrito no início de outubro. Os primeiros casos em humanos foram registrados no dia 20 deste mês. Os outros ocorreram cinco dias depois. Entre as 15 pessoas contaminadas, duas estão em estado grave, hospitalizadas em Kwkwe.

O médico Zishiri culpou os serviços veterinários de não terem agido suficientemente rápido, apesar de terem a informação. "Nenhum animal foi vacinado até agora", disse. O diretor dos serviços veterinários, Stuart Hargreaves, por sua vez, afirmou que "os animais morrem muito rápido, em horas, sem sintomas" depois do contágio.

"Em seguida, as pessoas cortam a carne desses animais e só quando elas ficam doentes é que ficamos sabendo que a carne estava contaminada com a doença do carbúnculo", acrescentou.

Em dezembro de 2000, nove pessoas foram mortas da doença do carbúnculo em circunstâncias similares em cidades a 100 km do Oeste de Harare.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;