Setecidades Titulo
Viaduto é inaugurado no km 20,7 da Anchieta
Por Regiane Soares
Christiano Carvalho
Do Diário do Grande ABC
31/08/2001 | 00:18
Compartilhar notícia


  O prefeito Maurício Soares inaugurou nesta quinta o viaduto no quilômetro 20,7 da Via Anchieta, em São Bernardo. Mas não pôde contar com a presença do governador Geraldo Alckmin, que cancelou todos os compromissos de sua agenda em função do seqüestro e libertação do empresário Silvio Santos.

O viaduto recebeu o nome de Mário Covas. O neto do ex-governador, Bruno Covas Lopes, representou a família na cerimônia. “Essa obra foi erguida para encurtar caminhos e meu avô viveu toda sua vida com esse propósito”, afirmou Bruno.

O novo complexo viário possui duas alças de acesso e tem o objetivo de otimizar o tempo dos motoristas que se dirigem à cidade. O Estado entrou com 40% e o município com 60% dos R$ 15 milhões para concluir a primeira etapa do complexo viário, que terá outro viaduto e mais duas alças de acesso.

A entrega da primeira fase do complexo viário atrasou 10 dias. A previsão era inaugurar a obra em 20 de agosto, quando São Bernardo completou 448 anos de fundação. A justificativa da demora foi a lentidão do processo de desocupação da área onde foram construídas as alças.

Para dar início à construção da segunda fase do complexo viário, a Prefeitura aguarda liberação da Petrobrás. Segundo o prefeito, existe um duto da empresa que passa pelo local. “Nossa expectativa é de que a obra seja concluída até o final do meu mandato, em 2004”, disse.

O prefeito lamentou a ausência do governador, pois o viaduto foi uma parceria com o Estado. “Também gostaria de apresentar a ele o projeto para concluir o viaduto no quilômetro 22 da Anchieta, já que a obra está parada há 20 anos”, afirmou.

O viaduto Governador Mário Covas pretende interligar com maior rapidez o Centro de São Bernardo a bairros situados no lado oeste do município, como Assunção, Parque dos Pássaros, Alves Dias e Jardim Independência.

O novo complexo viário inclui ainda um trevo com oito alças de acesso ao viaduto, das quais apenas as quatro do lado da pista Sul da Anchieta (sentido São Paulo-Santos) estão prontas e foram liberadas para o tráfego. Com isso, os motoristas que estiverem nesta pista da Anchieta podem ir ao Centro ou à região do Assunção. Aqueles que vêm do Centro ou da parte oeste da cidade e pretendem ingressar na rodovia com destino ao litoral também têm como opção utilizar as alças.

Até que as quatro alças restantes sejam concluídas, os veículos que estão na pista Norte da Anchieta e querem atingir o lado oposto de São Bernardo precisarão acessar a avenida Newton Monteiro, na Vila Duzzi, para então pegar o viaduto e desembocar na avenida José Odorizzi ou na pista Sul da rodovia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;