Memória Titulo
O castelo da neta de Claudia Matarazzo

Esta é a semana do 10º Congresso de História do Grande ABC, que começa terça-feira em São Caetano

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Esta é a semana do 10º Congresso de História do Grande ABC, que começa terça-feira em São Caetano. Tempo também de lembrar da fábrica e do trabalhador. O que aconteceu com o império industrial das IRFM (Indústrias Reunidas Fábricas - e não Francisco - Matarazzo) no bairro Fundação? Quem foi a moça que deu nome à indústria Louças Claudia? Que caminhos ela trilhou?

* * *

Arlete Ferriani, socióloga, e Ivete Felix, engenheira, ambas de São Bernardo, foram à Itália e conheceram a princesa Giada Ruspoli, que vive ora na Europa ora no Brasil e é neta de Claudia Matarazzo, a que deu nome à famosa indústria de louças do bairro Fundação, em São Caetano, hoje desativada: Louças Claudia. Giada tem um castelo em Vignanello, Viterbo, que Arlete e Ivete visitaram. Um dos quadros do castelo traz o retrato de Claudia Matarazzo, sua avó.

A visita feita em janeiro de 2008 resultou num intercâmbio que é mantido até hoje. A neta de Claudia Matarazzo ficou sabendo que a cidade de São Caetano em que seus ancestrais trabalharam hoje possui uma fundação - a Pró-Memória - que estuda a história e identidade de um lugar em permanente metamorfose.

O Grande ABC busca sua identidade. Estudar a sua formação étnica ajuda nesta busca. E encontros como o ocorrido com uma Matarazzo podem trazer boas pistas. No caso, Arlete e Ivete ficaram de repente frente a uma descendente dos poderosos Matarazzo, que também tiveram atuação no Grande ABC, graças às suas fábricas - em São Caetano, São Bernardo e Mauá - e às suas propriedades, como a Fazenda Matarazzo, entre Santo André e Ribeirão Pires.

O encontro ganhou realce porque a princesa Giada Ruspoli também se interessa por história. Daí o intercâmbio.

EXPOSIÇÃO
Numa das correspondências posteriormente trocadas com Arlete Ferriani, Giada Ruspoli informou que pretende realizar em 2010 exposição em seu castelo italiano sobre os Matarazzo e outras famílias italianas. Para tanto, quer a colaboração de Arlete e dos pesquisadores do Grande ABC.

O CASTELO
Chama-se Ruspoli. Há registros do monumento desde 847, quando ainda era uma rocca (fortaleza). Por meio do Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti, são desenvolvidas no castelo atividades culturais.

Contatos com o Castelo: www.castelloruspoli.com; castelloruspoli@gmail.com; cstudistagiacintam@alice.it; telefone: 0761-756575.

PADROEIRA
Santa Giacinta Marescotti (pertencente à ordem franciscana), nasceu no Castello Marescotti Ruspoli, de Vignanello (6/3/1585 - 30/1/1640). É hoje a padroeira de Vignanello e Viterbo.

MUSEOLOGIA
O Museu de São Caetano, órgão da Fundação Pró-Memória, já realizou a exposição Louças da Casa. A maioria das peças expostas foi produzida por duas antigas cerâmicas locais, Louças Adelinas e Louças Claudia.

INTERNET
A coleção Porcelana Brasil - Guia de Marcas - www.porcelanabrasil.com.br/p-15.htm - focaliza e informa a localização de louças e porcelanas produzidas no Brasil, com um belo acervo de produtos do gênero do Grande ABC, em especial das fábricas de São Caetano e Mauá. O Guia de Marcas é mantido pelo colecionador Fábio Carvalho.

Livro novo
Almas Benditas, de Piedade Coelho. Lançamento: hoje, às 7h30, na Paróquia São Bento, em São Caetano; e às 10h30, na Paróquia Sagrada Família, também em São Caetano; amanhã, o dia todo, no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo.

Em pauta: vida, ressurreição e oração pelas almas. O livro lembra Santo Odilon, abade de Cluny, na França, que exortava seus monges a fazer memória dos mortos após a Festa de Todos os Santos, em 1º de novembro, o que resultaria na Festa de Finados.

NEWS SELLER
Domingo, 1º de novembro de 1959 - nº 78

São Caetano - Prefeitura complementa rede de água na Vila Barcelona.

Comércio - Lançado o concurso Compre em Santo André e economize.

A iniciativa é do Clube dos Promotores de Vendas de Santo André, com apoio do News Seller e Rádio Clube.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 1º de novembro de 1979

Manchete - Salário-mínimo em São Paulo elevado para Cr$ 2.932,80

Santo Dias - A morte do operário Santo Dias da Silva provoca protesto que para São Paulo. O metalúrgico foi morto pela polícia dois dias antes (30 de outubro) durante a greve dos metalúrgicos na Capital.

Editorial - Violência policial volta a marcar presença.

Rhodia - Empresa lança a antologia de contos Criança Brinca, Não Brinca. O livro, com histórias infantis, leva a assinatura de autores como Fernando Sabino, Lygia Fagundes Teles e João Ubaldo Ribeiro.

Polícia - Industrial desaparece em Diadema.

HOJE
Dia de Todos os Santos, Dia Internacional do Combate à Aids, Dia da Argélia, Dia do Sushi

SANTOS DO DIA
Genésio, Licínio, Maria (escrava) e Tiago da Pérsia.

ALMANAQUE
Antonio Ferreira dos Santos (Ferreirinha)
Nascimento: Valdas Flores, Portugal, 1º de novembro de l922.
Vereador: 1956 a 1972.
Prefeito: 31/8/1962 a 7/10/1962; 19/11/1968 a 31/1/1969.
Partidos: PSB - PSD - PSP - Arena.
Sua família veio para o Brasil em 1926 e para Santo André em 1938. Profissionalmente, trabalhou durante 40 anos na Rhodia, até 1978. Na área esportiva, foi um dos fundadores do Santo André FC, hoje EC Santo André, do qual foi o segundo presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;