Política Titulo Conselho superior
FUABC adia escolha do presidente da entidade
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/11/2019 | 06:25
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O conselho superior da FUABC (Fundação do ABC) adiou a escolha do próximo presidente da entidade, que deve tomar posse em janeiro de 2020 para um mandato de dois anos.

Conselheiros se reuniram na manhã de ontem, na sede do órgão, em Santo André, para apreciar a indicação da médica Adriana Berrenger Stephan, de São Caetano, para dirigir a Fundação no próximo biênio. Porém, houve impasse sobre a vice-presidência.

As administrações de Santo André e de São Bernardo – assim como São Caetano, mantenedoras da Fundação – encaminharam ofício indicando o vice-presidente. A primeira apresentou o nome de Edgard Brandão Júnior (PSDB), atual secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A segunda sugeriu a manutenção no quadro diretivo do atual presidente da entidade, Luiz Mario Pereira de Souza Gomes.

Como não é possível chancelar dois vice-presidentes, os conselheiros optaram por adiar a definição de toda direção da Fundação. Pela tradição, São Caetano indicaria a presidência e Santo André, a vice-presidência. Entretanto, nos bastidores, há discussão entre os agentes públicos para que São Bernardo fique com o cargo de número dois no órgão, enquanto Santo André manteria a secretaria-geral – hoje essa função é exercida por José Acemel, conhecido como Espanhol, de Santo André.

Reunião extraordinária do conselho superior deve ser convocada para as próximas semanas com objetivo exclusivo de debater as indicações para o comando da FUABC.

Adriana é a atual vice-presidente da Fundação e é diretora da Secretaria de Saúde de São Caetano e, caso seja confirmada como mandatária da entidade, vai gerenciar orçamento bilionário da FUABC – em 2018, a estimativa de receita era na ordem de R$ 2,3 bilhões. A organização social administra equipamentos públicos de saúde em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá, além de municípios de fora do Grande ABC, como Praia Grande, Guarujá e Mogi das Cruzes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;