Palavra do Leitor Titulo
Integração é a chave

No mundo, somos parte e não donos

Por Dgabc
21/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

No mundo, somos parte e não donos. Mas os abismos nas relações estão aí, são óbvios embora a sociedade aos poucos perceba que a fragmentação está na contramão das necessidades do planeta e conduz ao desequilíbrio. No universo corporativo, as organizações ainda se atêm à expertise técnica e recheiam os departamentos de robôs. Lógico que educação, formação e qualificação são imprescindíveis, mas acreditar exageradamente em currículos é ignorar que integração para valer se dá por outros meios.

O vídeo que a CavassanIntegrada produziu para dar as boas-vindas a 2012 enaltece o simples e mostra que envolvimento, satisfação, empreendedorismo e proativismo são tão importantes quanto serenidade, gentileza e percepção dos outros. A valorização desses conceitos intangíveis facilita o sucesso e inibe ações corrosivas. Ao contrário, o não reconhecimento dos valores individuais gera desânimo, e desânimo é contagioso.

Funcionários são pessoas. Clientes são pessoas. Todos têm crenças e sonhos. Atender às expectativas demanda comunicação e partilha, não apenas softwares de integração criados para coordenar informações. Capital humano é gente e é primária a necessidade de considerar a vida subjetiva do ser humano para desenvolver programas de integração.

O mercado precisa o quanto antes semear culturas facilitadoras e desengessar as manifestações pessoais. A livre expressão contribui, agrega, promove a criatividade e possibilita soluções. As hierarquias rígidas a pino afastam as pessoas e põem literalmente cada um no devido lugar, ou seja, imobilizam e limitam a ação ao próprio umbigo.

Integração implica em aproximação e a tarefa de abrir canais afetivos é de todos e a dicotomia entre trabalho e vida pessoal tem criado personalidades dúbias, neuróticas, insatisfeitas e de pouco crédito.

Para desenvolver as potencialidades, as pessoas precisam de bem-estar, uma liberdade íntima de opinar sem o medo de privações. Assim, as organizações podem atingir a sonhada e verdadeira sustentabilidade.

Ivan Cavassani é publicitário e empresário.

Palavra do leitor

Boas Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas Festas a Sérgio Benedito Moretti; Sesi Santo André; Oxman Tecnologia Ltda; vereador de São Bernardo Admir Ferro; Cecél Garcia; CR Comunicação; Associação Brasileira de Resíduos Sólidos; Associação Comercial e Industrial de São Bernardo; Valter Moura Júnior; deputado estadual Mauro Bragato; Sociedade Hispano Brasileira; Joaquim Dario Ribeiro Lemos; vereador de São Paulo Floriano Pesaro; Fundação Banco do Brasil; Fabio Kotinda; VitroloComm Assessoria de Imprensa; XPress Comunicação; Portal Piloto Comercial; Global Vision Access; Samotur Turismo Receptivo; Anated; deputada federal Mara Gabrilli; Texto & Imagem; Solange Melendez.

Dilma
Recentemente saiu a pesquisa da aprovação da presidente Dilma. Pergunto-me: aprovação de quê? O SUS está um caos, a Educação nem se fala, e ainda tem ministro que nem consegue segurar o sigilo do Enen e quer ser candidato em São Paulo. Quem foi entrevistado? Seriam os dependentes do Bolsa Esmola? O País continua o mesmo da época do dono da marolinha: do nada vi e nada sei. Lamentavelmente estamos vivendo tempos do faz de conta. Não é este País que quero no presente e no futuro! Vamos ter mais consciência nas eleições de 2012. Brasil, país de poucos!
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Iapi
O Programa Cidade Interativa da Prefeitura, que passa pelos bairros fazendo diversos serviços, esteve no Iapi, conjunto de prédios velhos na Vila Guiomar, em Santo André, e ninguém viu. Executou manutenção em praça, pintou o piso de uma cancha de malha, roçou o mato local. Fora isso, mais nada! Desde que Aidan Ravin assumiu não me lembro de nem mesmo ele ou representantes dele pisarem no local, mesmo sendo convidado via ofício para a festa de conquista das escrituras dos prédios velhos do Iapi, primeiro conjunto residencial construído para operários no Grande ABC.
Roberto Gomes da Silva
Santo André

Piraporinha
Gostaria de saber por qual motivo o trânsito da Avenida Piraporinha, em Diadema, sentido Centro de São Bernardo, é desviado para Avenida Robert Kennedy, fazendo com que os veículos trafeguem dois quilômetros a mais para entrar novamente na Piraporinha, gerando terrível congestionamento? Será que a Prefeitura de Diadema acha que somos idiotas? Por que a Prefeitura não abre acesso da Avenida Casa Grande para a Avenida Humberto Castelo Branco e da Avenida Fagundes de Oliveira no sentido São Bernardo? São medidas de baixo custo que ajudariam a reduzir o trânsito, pois o que ocorre em Diadema é absurdo! Ninguém consegue passar em dois semáforos abertos, sempre um abre e outro fecha.
Rafael Martin
Diadema

Quadrilha
Aonde pode parar um país sem justiça quando temos decisões como a do ministro Cezar Peluso que, usando o poder de desempate, votou a favor de Jader Barbalho, limpando a ‘ficha sujíssima' de um dos integrantes da quadrilha política do PMDB, fugitivo do Congresso, para não ser cassado? Cezar Peluso antecipou o seu voto no processo que estava aguardando a posse de outra ministra, que daria o seu voto e que desempataria a votação dos dez ministros. Mas José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá trocaram favores com todo o Judiciário a favor do aumento para todos os integrantes da corte. Quem pagaria a corrupção seriamos nós, contribuintes. Como podemos confiar na nossa Justiça? Quando se referem que existe quadrilha protegida pelas togas, há revolta nos meios político e judiciário. Não existe?
Aylton Denari
Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;