Setecidades Titulo Horário de verão
Relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia noite
Bia Moço
especial para o Diário
14/10/2017 | 07:10
Compartilhar notícia


O horário de verão começa a partir da 0h de amanhã. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). A medida vigora até o dia 17 de fevereiro, totalizando 126 dias.

A mudança no horário tem por objetivo aproveitar por mais tempo a luz do Sol – que no período da medida aparece mais cedo e se põe mais tarde – e, com isso, economizar energia. A AES Eletropaulo informa que no horário de verão passado, entre os dias 16 de outubro de 2016 e 19 de fevereiro deste ano, os usuários do sistema operado pela concessionária economizaram 80,8 GWh, volume suficiente para fornecer energia durante um mês ao município de São Caetano, por exemplo, que tem cerca de 159 mil habitantes.

De acordo com o neurologista Marcelo Soares do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, em Santo André, o corpo leva até três dias para se adaptar à mudança, mas alguns cuidados podem colaborar para diminuir a sensação de cansaço. “Tomar bastante líquido é sempre uma medida importante, Óbvio que não há fórmula mágica, pois sempre estranhamos a mudança, mas indico dormir mais cedo do que o habitual, pelo menos nos dois primeiros dias do horário de verão.”

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), informa que as linhas de ônibus intermunicipais, que normalmente funcionam até 1h, irão operar até as 2h no novo horário. Amanhã, os serviços ainda cumprirão a tabela horária normal.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;