Memória Titulo Memória
Versos, tiradas, flagrantes... E um jornal feito com tinta

Matarazzo em Foco. Nasce um jornal literário. Impresso. Em papel. Para folhear, guardar, recortar.

Ademir Médici
09/10/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Matarazzo em Foco. Nasce um jornal literário. Impresso. Em papel. Para folhear, guardar, recortar. Número 1 e 2, ano I, setembro e outubro de 2017. É hoje. Thais confia no papel nesses tempos de internet. Vida longa ao jornal. E que, no ano 60 do Diário, possamos anunciar o surgimento de novos jornais. Que serão encadernados. Que enviarão notícias às gerações que virão...

CAETANO CANTOU ESTA ESQUINA.
Vamos falar das Avenidas Ipiranga & São João? Mais uma bela antologia da Editora Matarazzo, recém-lançada, e que fala da esquina mais famosa de São Paulo.

São vários autores, entre os quais Geraldo Nunes, destacado pela organizadora da antologia, Thais Matarazzo.

Um livro de relatos em forma de crônicas, reportagens, memória, história e denúncias, como a do péssimo estado de conservação do prédio do Hotel Líder, que abrigou o famoso restaurante Spadoni, especializado na gastronomia italiana.

O maestro Cyro Pereira tocou no Cabaré OK. Havia pistas elegantes de dança em espaços como o Chuá Danças. E lá vão os autores descobrindo pérolas das duas vias, ontem e hoje.

Ontem, uma rara foto da Praça da República no fim do século 19; hoje, a última casa térrea da Avenida São João, funcionando como hospedaria. Eternamente, Mazzaropi lançando filmes na Avenida Ipiranga.

A iconografia é maravilhosa, dos grandes edifícios, ontem e hoje. Dos anúncios comerciais. E imagens feitas hoje, individual e coletivamente, como um recado às futuras gerações.

Como ponto central, a esquina famosa que Caetano Veloso eternizou. E onde pesquisadores foram fotografados em tour expedicionário. Nota 10: se os cinemas rarearam, ainda há livrarias no Centro da Capital. E as pessoas produzem poesia e peças literárias.

“Com solão e na fria garoa a lona (do bonde) era baixada e o velho relógio não parava de tocar dim-dim. O povo cantarolava dois pra Light e um pra mim” (Pedro Paulo Penna Trindade, jornalista e advogado).
Contatos: Editora Matarazzo, 3991-9506; www.editoramatarazzo.com

CABEÇA ATIVA
Revista literária sempre com um tema central. Na última edição, o tema é ‘festas’. E muita gente participa com as suas colaborações, recém-criadas ou buscadas na história. Número 37, nono aniversário das edições temáticas.
Festas para quê? Para quem? A não ser para o meu cãozinho que não faz mal a ninguém (Dartagnan Holanda).
Na festa de nossa senhora da água preta há missas, salva de 21 tiros – com a inevitável queda de pardais – e prendas pastoris e rodas giratórias. Músicos emolduram a alegria com afinação carente, mas nunca falta um vômito bêbado na rua da procissão, confirmando o doméstico espírito religioso de nossa gente (Claudio Feldman, de Santo André).
Vai ter uma festa que eu vou dançar até o sapato pedir para parar. Aí eu paro, tiro o sapato e danço o resto da vida (Chacal).
Para quem mesmo era a festa? Por que me convidaram? Nada consigo lembrar. Sei apenas que haveria uma festa e me disseram que eu não podia faltar. E não faltei. Apenas cheguei tarde demais (Narciso de Andrade).
Contagiados nos enlaçamos nesta festividade lúdica e os convidamos a perpetuarem, também, essa confraternização através de gestos, sorrisos, empatia, atitudes e boa vontade (os editores).

Próximo tema: teatro: Cabeça Ativa. Contatos: caixa-postal 156, Centro, São Vicente (SP).CEP 11.310-971; www.movimentoativista.blogspot.com.br

PEÇAS LITERÁRIAS 2.
Editora Matarazzo. Contos, crônicas e poesias. Mais de 30 autores.
Entre os autores, Caroline de Castro Klonfahs, que escreve sobre o maior dos sentimentos:

“Ele é forte. É valente. Grandioso mais que o mar. Valoroso mais que o ar. É bem-vindo todo dia. É alegre. Sem ele não vivo. Sem ele não serve. É jardim sem fim. É a beleza mais bela. É o maior dos sentimentos de uma linda donzela. Quem sou eu? Me chamo o amor”.

Pois é, amigos, nesta São Paulo brutalizada ainda há espaço à poesia. E à prosa também.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 9 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6568
Manchete – O presidente da Câmara, Ulysses Guimarães, propõe um pacto de silêncio aos líderes do PMDB. O partido irá se posicionar oficialmente sobre o documento ‘Democracia e Desenvolvimento’, lançado dias antes pelo presidente Sarney.
Grande ABC – Justiça garante o Corredor Polonês para Santo André, contrariando interesses de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Especial – Na Semana da Criança, os menores do subemprego, sem tempo para brincar. Reportagem: Vanilda Sant’Anna, que escrevia: “Rua, sinônimo casa, quarto e escola”.
Informou Vanilda: “Dentinho lava carros e Rizivaldo trabalha no parque de diversões: o amor ao serviço não esconde o desejo que têm de brincar”.

Em 9 de outubro de...
1917 – O Tiro de Guerra 34, de São Bernardo, com sede no Distrito de Santo André, ganhava força. Tanto que o Tiro paulistano o convidou a incorporar à sua companhia de guerra um pelotão de atiradores da Capital, que seria comandando pelo segundo tenente Alcides Costa.
A ideia era que a incorporação fosse feita durante uma excursão a Campinas, marcada para 12 de outubro, então feriado da descoberta do Brasil.
A guerra. Do noticiário do Estadão: na França, a abertura da conferência entre parlamentares dos aliados; O governo francês desistia de modificar a lei sobre a liberdade de imprensa.
1937 – Lei municipal número 360 considera perpétua a campa onde foi sepultada a professora Luciana Retz, no Cemitério da Saudade, em Santo André.
1972 – Prefeitura de São Caetano construía o Parque Recreativo Municipal. Um balneário, anunciando como o maior do mundo, com capacidade para 8.000 banhistas, o dobro do que existe em São Francisco, na Califórnia.
Nota – O parque não foi concluído. Passou a ser chamado de ‘o buracão da cerâmica’. Hoje dá espaço ao novo Paço de São Caetano, obra do governo Tortorelli.

Hoje
Dia do Atletismo
Dia da União Postal Universal
Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Município Paulista
Bernardino de Campos. Criado em 9 de outubro de 1923, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 9 de outubro:
No Rio Grande do Sul, Alecrim, Butiá, Campina das Missões, Cândido Godói, Formigueiro, Portão, Salvador do Sul e São Marcos
Em Minas Gerais, Itabira
Na Bahia, Ituaçu
Em Pernambuco, Nazaré da Mata Fonte: IBGE

Santos do dia
João Leonardo. Italiano de Lucca, na Toscana. Viveu no século 16. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus.
Dionísio (bispo) e companheiros mártires
Públia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;