Internacional Titulo
Ex-paramilitar sérvio da Bósnia é preso por crimes de guerra
Por Da AFP
14/12/2007 | 11:23
Compartilhar notícia


Um ex-paramilitar sérvio foi preso nesta sexta-feira pela polícia sob acusação de ter participado dos crimes de guerra cometidos no início da guerra intercomunitária contra a população muçulmana (1992-1995).

Momir Savic, 55 anos, foi detido em Visegrad, sudeste do país, onde ocorreram em 1992 os crimes que lhe são atribuídos, segundo comunicado do tribunal bósnio para os crimes de guerra.

Durante o conflito, as forças sérvio-bósnias tomaram o controle do leste do país.

A guerra da Bósnia causou a morte de 100 mil pessoas, segundo um recente estudo independente, assim como 2,2 milhões de refugiados, ou seja, a metade da população que existia antes do conflito.

A justiça bósnia julga desde 2005 os responsáveis pelos crimes de guerra de segundo escalão, enquanto o Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iuguslávia de Haia, que deve ser concluído em 2010, julga os reús de primeiro plano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;