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Orientais desafiam Fiat Uno
Sueli Osório
do Diário do Grande ABC
05/10/2011 | 07:01
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Os três compactos equipados com motores de um litro bicombustíveis, custam ao redor de R$ 30 mil e têm visual diferenciado, com forte apelo para o consumidor jovem.

O Fiat Uno é o segundo carro mais vendido do País, atrás apenas do Volkswagen Gol. Em setembro, foram 22.169 unidades emplacadas (juntamente com o Fiat Mille), totalizando 205.425 veículos vendidos nos primeiros nove meses do ano. Um rival que assusta qualquer competidor.

Avaliado na versão de entrada, Vivace, com quatro portas, o Fiat tem preço inicial de R$ 28.480, mas sai de fábrica mais pelado que os rivais. Itens como ar quente e predisposição para rádio são opcionais. No entanto, pode ser equipado com extensa lista de itens, inclusive kits de personalização. A oferta de acessórios também é vasta.

Com o design batizado pela montadora de round square, ou quadrado arredondado, o modelo desperta simpatia por onde passa.

Outros atributos são o revestimento do painel e portas, em plástico de boa qualidade e com textura diferenciada e o espaço interno bem aproveitado. O desempenho, no entanto, é o que menos empolga entre os três.

O sul-coreano Kia Picanto é o mais caro. Tem preço inicial de R$ 34,9 mil, mas é o mais completo. Já vem de fábrica com itens importantes, como ar-condicionado, direção elétrica, air bag duplo, trio elétrico, faróis de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas, além de rádio CD player com entrada auxiliar para iPod e USB.

Sob o capô, o pequeno oriental tem motor de três cilindros 1.0 com 12 válvulas CVVT, com potência de 80 cv a 6.200 rpm, ou seja, 16 cv a mais que a geração anterior, e torque de 10,2 mkgf a 4.500 rpm. Na prática, ele tem o melhor desempenho entre os três, com saídas rápidas e retomadas eficientes. O motor, no entanto, é um pouco ruidoso.

Agora, com a nova regra do IPI para os modelos importados, não se sabe ao certo por quanto tempo a Kia continuará praticando esse preço. Tudo depende do estoque disponível na rede de concessionários. Segundo a Kia Motors do Brasil, está havendo negociação com a Kia Motors da Coréia e os concessionários para definir qual será o repasse do aumento do imposto para o preço final do produto.

O novato Nissan March chega com a vantagem de ser produzido no México e, portanto, não ser afetado pelo aumento do IPI por conta do acordo de livre comércio entre os dois países. Com preço inicial mais acessível, de R$ 27.790, conta com boa lista de equipamentos, que inclui air bag duplo, ar quente, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo e preparação para áudio.

Com maior distância entre os eixos, o espaço interno agrada, principalmente para a cabeça de quem vai atrás. O desempenho também não decepciona. O nipo-mexicano demonstrou ser bem ágil no trânsito urbano.

 

 




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