Cultura & Lazer Titulo
Conhecendo os Beats
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
12/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O fim da década de 1950 e o início dos anos 1960 foram marco da rebeldia dos jovens que queriam mudar tudo à sua volta após o impacto das ações da Segunda Guerra Mundial. Nos Estados Unidos, a chamada cultura beatnik acabou por mexer com os padrões da literatura convencional por surgir de uma geração que não se conformava com o que lhes era imposto.

A história do movimento e de seus grandes articuladores pode ser vista em Os Beats (Benvirá, R$ 39,90, 208 páginas). A graphic novel utiliza a linguagem dos quadrinhos para apresentar fatos importantes da vida dos principais artistas envolvidos.

Os escritores buscavam quebrar certas regras estabelecidas pelos autores do passado e tinham como referência para seus textos a rotina boêmia e o hedonismo a qualquer custo. Figuras como Allen Ginsberg, responsável pelo poema Uivo e a obra Kaddish e Outros Poemas; Willian S. Burroughs, dos livros Junkie e Almoço Nu; e Jack Kerouac, autor do icônico On The Road, surgem como líderes da nova cultura. A segunda metade traz relatos mais breves sobre os beats menos conhecidos.

Além de contar detalhes da criação dos conhecidos textos do universo underground, a HQ chama atenção por escancarar suas vidas pessoais. Problemas financeiros, o uso de drogas e bebidas, a liberdade sexual dos envolvidos e acidentes que resultaram na morte de pessoas próximas - sendo que algumas situações foram protagonizadas pelos próprios escritores - recheiam as páginas da publicação.

Os Beats é um projeto encabeçado pelo polêmico quadrinista Harvey Pekar (1939-2010), também influenciado pelas ações dos beatniks. Em um de seus últimos projetos, ele assina a maioria dos roteiros dos diversos contos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;