Política Titulo
PT define hoje presidentes de três diretórios da região
Por Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
16/12/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Três cidades do Grande ABC – Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires – definem hoje, no segundo turno do PED (Processo de Eleição Direta), os presidentes dos diretórios municipais petistas, que serão os responsáveis por comandar o processo eleitoral de 2008. Os filiados terão das 9h às 17h para comparecer às urnas.

A disputa promete ser polêmica nos dois primeiros municípios, onde a eleição está sub judice. No caso de Santo André, cuja soma de filiados é 3.000, o secretário de formação política do PT Tiago Nogueira, que obteve 773 votos no primeiro turno, realizado no dia 2, entrou com pedido de impugnação da candidatura do adversário, o vereador Claudio Malatesta, segundo colocado com 582 votos, acusando-o de compra de votos devido à distribuição de um panetone e um espumante aos filiados.

O parlamentar nega a denúncia e afirma que o brinde natalino foi entregue pelo deputado estadual Vanderlei Siraque, em agradecimento pela vitória na prévia. Qualquer que seja o resultado da disputa, ambos terão de aguardar a decisão do diretório nacional, que se reunirá no dia 19 de janeiro para discutir o caso.

NOVOS FILIADOS

Em São Bernardo, onde o número de petistas ultrapassa 4.500, o imbróglio é por conta da participação de 182 novos filiados. O sindicalista Wanderlei Salatiel, segundo colocado no PED com 839 votos, defende desde o início do processo a votação dos novatos que, segundo ele, não têm registro no cartório eleitoral da cidade, em urna separada. Já a deputada estadual Ana do Carmo, que contabilizou 979 – 140 votos a mais – afirma que a medida é antidemocrática.

A executiva nacional chegou a determinar a realização do pleito sem a reserva de urnas, no entanto, diante da intervenção da comissão eleitoral, que considerou suspeita a forma de filiação do grupo, o diretório aceitou o recurso de Salatiel e manterá urna exclusiva aos 182 petistas filiados no final de 2006.

EQUILÍBRIOA votação em Ribeirão Pires, que contabiliza cerca de 600 pessoas aptas à participar do processo, deve ser mais tranqüila. A atual presidente do PT, Maria Inês Soares, tenta a reeleição concorrendo com Manoel Fernando Marques da Silva. Vencedora no primeiro turno, a candidata teve 248 votos contra 166 de Manoel.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;