Internacional Titulo
França e Espanha colocam em prática acordo sobre ETA
Por Das Agências
12/10/2001 | 15:09
Compartilhar notícia


França e Espanha começaram a colocar em prática "imediatamente" o acordo que os dois países firmaram na quinta-feira para entregar sem demora à polícia espanhola membros do ETA capturados em território francês, garantiu nesta sexta-feira o ministro espanhol da Justiça, Angel Acebes.

Conforme este acordo, as autoridades francesas deverão entregar imediatamente à Espanha os membros da organização armada basca ETA que estão presos, se estes não forem alvo de processo na França ou só possam ser julgados por delitos menores.

Em tal caso, serão julgados na Espanha por estes delitos.

Se os presos forem acusados de delitos graves na França, poderão ser entregues temporariamente às forças de segurança espanholas para prestar depoimento, acrescentou o ministro.

Este acordo, firmado pelos dois governos na quinta-feira na cúpula bilateral de Perpiñán (/sudeste da França), "afeta os delinquentes que cumprem pena atualmente na França", afirmou Acebes numa coletiva de imprensa.

As mesmas medidas valem no sentido contrário, no caso de eventuais suspeitos de atos de terrorismo procurados na França presos na Espanha, afirmou. O ministro se declarou satisfeito com o acordo, que deve evitar que a polícia espanhola espere anos para interrogar militantes do ETA capturados na França.

Estes terão que cumprir pena de prisão na França por porte ilegal de armas ou formação de quadrilha antes de serem levados para a Espanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;