Nacional Titulo
Projeto de lei que proíbe uso de estrangeirismo é aprovado
Do Diário OnLine
29/03/2001 | 09:59
Compartilhar notícia


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira o projeto de lei que proíbe o uso do estrangeirismo, como por exemplo, “recall” e self service”, em embalagens, meios de comunicação, publicidade e outros tipos de expressão.

No entanto, a proposta será encaminhada para a Comissão de Educação do Senado e em seguida para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Com a aprovação das duas comissões, o projeto ainda vai para a sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com a proposta, todas as palavras em língua estrangeira terão que ser substituídas, a partir da publicação da lei, por palavras equivalentes em português em 90 dias. Se não houver expressão equivalente, será admitido o aportuguesamento da palavra ou o neologismo (significado novo que uma palavra ou expressão pode assumir).

As informações destinadas a estrangeiros estão fora da proibição. Segundo o deputado Aldo Rebelo (PC do B), autor da proposta, é preciso coibir abusos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;