Internacional Titulo
Israel espera‘declaração de princípios’ de Clinton
Das Agências
07/01/2001 | 15:55
Compartilhar notícia


Israel espera que o atual presidente americano Bill Clinton esclareça, em uma declaração, os princípios que servirão de base para suas futuras negociações de paz com os palestinos, indicou o chefe da diplomacia israelense, Shlomo Ben Ami. “Acho que podemos chegar, se não a um acordo com os palestinos, pelo menos a uma declaração fundamental sobre os princípios que constituirão a base de qualquer futuro”, declarou Ben Ami durante uma entrevista neste sábado com seu colega alemão Joschka Fischer, segundo um comunicado.

“Os parâmetros, propostas ou idéias apresentados pelos presidente Clinton em suas recentes reuniões com israelenses e palestinos em Washington constituem, do nosso ponto de vista - e constando que também é caso dos europeus -, um conjunto razoável que permite realizar um acordo entre Israel e os palestinos”, assegurou.

“Temos a intenção de continuar com as negociações nesse sentido, esforçando-nos paralelamente para erradicar o terrorismo e a violência, conforme as conclusões da reunião entre (o presidente da Autoridade Palestina, Yasser) Arafat e o presidente Clinton, que esperamos ver aplicadas nos próximos dias”, acrescentou.

Yasser Arafat iniciou este domingo as reuniões com o rei da Jordânia Abdullah II sobre o plano de paz americano, depois de sua chegada a Amã para uma breve visita.

Durante a reunião, que transcorreu no aeroporto militar de Marka, periferia de Amã, Arafat informou ao rei jordaniano sobre as “recentes entrevistas em Washington com o presidente Bill Clinton sobre o plano de paz”, segundo o embaixador palestino em Amã.

Omar Jatib acrescentou que este encontro faz parte das reuniões regulares entre as duas partes.

Delegações israelenses e palestinas participarão este domingo no Cairo em uma reunião de segurança, na presença do diretor da CIA, George Tenet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;