Internacional Titulo
Suíça reelege governo que comanda o país há 40 anos
Do Diário do Grande ABC
15/12/1999 | 13:10
Compartilhar notícia


A Suíça escolheu o caminho da estabilidade, ao reeleger esta quarta-feira, sem nenhuma mudança, a coalizao governamental que dirige o país há 40 anos, apesar do fortalecimento da direita populista nas eleiçoes legislativas de outubro passado.

Os sete membros do Conselho Federal (governo) foram reeleitos pelos 246 deputados da Assembléia Federal, que reúne os 200 legisladores do Conselho Nacional (câmara baixa) e mais 46 do Conselho dos Estados (câmara alta), tal como o previsto pela Constituiçao.

Os deputados, que desejam manter o consenso e a estabilidade política, nao quiseram modificar o equilíbrio governamental obtido em 1959 graças à ``fórmula mágica' que outorga duas vagas ao Partido Radical-Democrático (PRD, direita dos meios empresariais), duas ao Partido Democrata Cristao (PDC, centro-direita), duas ao Partido Socialista e uma à Uniao Democrática do Centro (UDC, direita populista).

Nas últimas eleiçoes, estes quatro partidos somaram 80% dos votos, 23% deles para a UDC, que se converteu na maior organizaçao política do país.

A UDC, que em matéria econômica defende teses ultraliberais similares às do PRD, se opoe de forma cada vez mais virulenta à presença permanente de estrangeiros na Suíça, a quem culpam pelo aumento da insegurança, e exige uma limitaçao estrita do direito de asilo.

Desde sua vitória, a UDC é comparada regularmente no exterior com o partido da extrema-direita austríaca, o FPOE de Joerg Haider, que ficou em segundo lugar nas eleiçoes legislativas de 3 de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;