Internacional Titulo Chile
Bolívia quer reparo por perda de acesso ao mar
Por
23/12/2011 | 00:24
Compartilhar notícia


O presidente boliviano, Evo Morales, exigiu uma compensação do Chile pelo que chamou de "danos históricos" causados pela anexação do acesso que a Bolívia tinha ao mar. A tomada do território pelo Chile ocorreu em uma guerra no século 19.

 

Em entrevista coletiva em Cuzco, ao lado do presidente do Peru, Ollanta Humala, Morales disse que o acordo fechado com o Chile após a guerra, em 1904, foi "injusto e imposto pela força".

 

O Chile derrotou a Bolívia em uma guerra ocorrida entre 1879 e 1883 pela disputa de um território rico em nitrato de sódio - produto com alta demanda na Europa na época para a fabricação de fertilizantes. Ao fim da guerra, a Bolívia perdeu o porto de Antofagasta e o Peru foi obrigado a ceder províncias no sul do país.

 

Para que a integração da América Latina seja completa, "esses prejuízos históricos precisam ser resolvidos", disse Morales.

As informações são da Dow Jones. (Roberto Carlos dos Santos)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;