Política Titulo Busca pela reeleição
Oposição a Grana teve 82 mil votos

Prefeito de Sto.André parte para reeleição em 2016 contra essa marca

Por Fabio MartinsDo Diário do Grande ABC
19/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), tem ponto de partida na busca pela reeleição no páreo de 2016: no dia 5 foram 81.997 votos obtidos por candidatos de oposição na cidade. A margem inclui votação no território municipal do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), Nilson Bonome (PMDB), Marcelo Reina (Psol) – postulantes em 2012–, Ailton Lima (SD), Roberto Rautenberg (PTB), Ricardo Flaquer (PRTB) e Alex Manente (PPS) – o popular-socialista, de base eleitoral em São Bernardo, foi pleiteante de Raimundo Salles (PDT), pré-candidato pedetista ao Paço.

O número não serve de base para cálculo estatístico, até porque na conta há candidaturas a cargos estadual e federal de oposição. Porém, sinaliza a força oposicionista em Santo André. Além disso, mostra alento ao governo petista porque, dos nomes citados, apenas Alex, de São Bernardo, se elegeu.

O número é menor do que o conquistado pela oposição há dois anos, quando o PT integrava o bloco de contrários ao governo, anteriormente representado na figura de Aidan. As cinco candidaturas a prefeito que contestavam a administração de Aidan receberam 207,5 mil votos em 2012. O líder do grupo foi Grana, nome do PT ao Paço andreense, que conquistou 155 mil votos (42,85% dos válidos). O governista Aidan, que tentava renovar mandato, levou 135,1 mil sufrágios.

A derrota eleitoral da oposição nas urnas representou alívio à administração petista. Eventual êxito de um dos integrantes do grupo credenciaria o nome do político ao próximo pleito. Em contrapartida, o revés do deputado federal Vanderlei Siraque (PT), que era postulante à reeleição, freou euforia nos corredores do Paço, embora o parlamentar não tenha recebido o apoio esperado do Executivo. Siraque registrou 31.074 sufrágios andreenses.

Com suporte integral do governo municipal, o candidato a estadual Luiz Turco (PT) angariou 42.667 votos na cidade (totalizando 68.670 sufrágios no geral) e foi eleito para debutar na Assembleia Legislativa a partir de 2015. Em sua primeira disputa por cargo eletivo, Turco, presidente do diretório local, registrou votação superior à dos prováveis adversários de Grana em 2016.

Aidan, por exemplo, teve 34.527 votos em seu reduto (50.473 no total), insuficientes para garantir uma vaga na Câmara Federal. O resultado frustrou as expectativas do ex-prefeito de ter vitrine para encarar Grana daqui a dois anos. Ex-secretário, Bonome alcançou 4.240 sufrágios em solo andreense, enquanto Rautenberg e Ailton garantiram 13.763 e 12.575 adesões, respectivamente. Reina, por sua vez, registrou 1.469 e Flaquer, 760.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;