Setecidades Titulo Habitação
Ministra entrega 176 apartamentos do Minha Casa em Santo André

Moradias atenderão famílias dos núcleos Gamboa e Capuava; cidade tem 5.558 unidades contratadas

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, entregou ontem 176 unidades dos conjuntos habitacionais Alemanha 1 e 2, no bairro Camilópolis, em Santo André. As moradias atenderão famílias removidas dos núcleos Gamboa e Capuava Unida. A previsão é que a mudança dos beneficiados seja concluída até o fim do semestre.

O empreendimento custou R$ 9,8 milhões, valor que foi investido pelo governo federal, por meio do Minha Casa, Minha Vida. Segundo a ministra, a cidade tem 5.558 famílias atendidas pelo programa em Santo André. Miriam prometeu 510 mil unidades para todo o País ainda neste ano, mas não soube detalhar os locais. “Certamente o Grande ABC vai ficar com uma parcela disso”, garantiu.

O prefeito Carlos Grana (PT) afirmou que deverá ser inaugurado no mês que vem o Conjunto Guaratinguetá, que terá 880 apartamentos. “Com isso, vamos chegar a quase 2.000 unidades entregues desde o início do ano passado”, comemorou o petista.

A empregada doméstica Maria Nazaré de Mesquita, 64 anos, mora há 16 no núcleo Gamboa e foi uma das beneficiadas. Ela teve o apartamento visitado pela ministra na manhã de ontem. “Foi um orgulho. O coração bateu mais forte. Vou contar para todo o mundo”, brincou. Ela relatou que a principal diferença na nova casa será a tranquilidade em dias de chuva. “Lá onde moro, sempre que chove entra água.”

Já a vendedora Mirian Barros da Silva, 32, classifica a segurança como principal qualidade. “Na Gamboa tem muita violência. Não dá para ficar tranquila”, lamentou.

PASSARELA

À tarde, Grana entregou passarela sobre o Ribeirão dos Meninos, no bairro Bom Pastor, que liga Santo André a São Bernardo. A passagem custou R$ 148 mil e era reivindicação antiga dos moradores locais. Antes, a travessia era feita por ponte de madeira que apresentava risco de queda. Apesar de a obra também beneficiar o município vizinho, todo o investimento foi aplicado pela Prefeitura andreense.

Após a inauguração de estação da Linha 18-Bronze do Metrô, a estrutura metálica poderá ser retirada e colocada em outro ponto da cidade.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;