Nacional Titulo
Conheça o hipotireoidismo
Por
20/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa ou nenhuma produção de hormônios T3 (triiodotironina) e T4(tiroxina), produzidos pela tireoide, glândula que se localiza no pescoço e que controla o funcionamento de diversos órgãos. O hipotireioidismo causa uma diminuição na atividade do organismo, provocando cansaço, fraqueza, câimbras musculares, lentidão, sangramento menstrual excessivo, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre, unhas fracas, cabelos finos e ralos e palidez. No início, os sintomas são sutis, mas aos poucos passam a interferir no crescimento, na fertilidade, no sono, no raciocínio, na memória e na temperatura corporal. 

A incidência da doença manifestada clinicamente é de 2% em mulheres adultas e 0,2% em homens. Pessoas com histórico familiar da doença ou que apresentem os sintomas devem procurar um médico e fazer o exame de sangue TSH (do inglês Thyroid Stimulating Hormone), que aponta como a tireoide está funcionando.

O tratamento é realizado a base de remédios para repor os hormônios. O uso é contínuo e requer um endocrinologista para o ajuste da dose. Uma vez controlada a doença, pode-se levar uma vida normal e sem sintomas.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;