Economia Titulo
Paraguaios viajam ao Brasil para discutir bloqueio às exportações
Da AFP
21/11/2005 | 20:52
Compartilhar notícia


Empresários e autoridades paraguaias chegam ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira para um encontro com autoridades brasileiras, que terá como tema a discussão de 26 casos concretos de bloqueios às exportações paraguaias.

Os visitantes serão recebidos pelo vice-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Ivan Ramalho, informou Gustavo Vope, presidente da Feprinco (Federação para a Produção, a Indústria e o Comércio). Ramalho esteve há um mês no Paraguai, onde prometeu eliminar os obstáculos com os quais os empresários paraguaios se deparam para exportar seus produtos ao Brasil ou pelo Brasil. O Brasil tem um superávit na balança comercial com o Paraguai.

Cerca de 3 mil companhias brasileiras exportam para o Paraguai e apenas 300 empresas do Paraguai vendem para o Brasil. Os paraguaios se queixam das "enormes" travas aplicadas por Brasília a suas exportações e isso, segundo eles, desestimula seus produtores.

Guillermo Stanley, presidente da UIP (União Industrial do Paraguai), um dos membros da comitiva, disse que o empresariado paraguaio "renova suas esperanças na nova promessa de Ramalho. Caso contrário, o processo de integração regional continuará no papel".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;