Setecidades Titulo
Desfile reúne 50 mil em S.Bernardo
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
21/08/2005 | 07:59
Compartilhar notícia


A manhã ensolarada ajudou e cerca de 50 mil pessoas compareceram ao tradicional desfile cívico-militar que comemorou os 452 anos de São Bernardo sábado, ao longo da rua Marechal Deodoro, no Centro. Embora alto, o número de presentes frustrou em 10 mil a expectativa inicial da Prefeitura para a participação da população, que se acomodou nas calçadas desde a rua Padre Lustosa até a avenida Francisco Prestes Maia. Desfilaram militares, representantes de Ongs (Organizações Não-Governamentais), escolas municipais e privadas, grupos de escoteiros e comunidades folclóricas.

Marcado para ter início às 9h, o evento atrasou cerca de 20 minutos. O prefeito William Dib passou a guarda em revista, dando início à participação dos militares, que contou com a presença de combatentes da 2ªGuerra Mundial. Cerca de 1,1 mil policiais desfilaram, entre representantes do Exército e das Polícias Civil, Militar e Florestal, além de integrantes da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros. Entre as 104 viaturas que desfilaram, a que mais chamou a atenção do público foi a do carro de bombeiros que levava a bordo um cachorro são-bernardo.

Outro bloco que animou bastante o público foi o dos participantes do sétimo Festival do Folclore que ocorre na cidade. Atores e músicos argentinos, italianos, paraguaios e espanhóis mostraram danças típicas junto aos grupos de cultura pernambucana e paraense.

A exemplo da edição do ano passado, o desfile cívico-militar homenageou as crianças com o tema Jogos e Brincadeiras. Embora grande parte das entidades participantes contassem com crianças em seus desfiles, a maioria do público era formado pelo pessoal da terceira idade, que balançavam animadamente bandeirinhas do Brasil, de São Paulo e de São Bernardo. Exemplo da animação era a funcionária pública aposentada Anastácia Oriente Alberani, 60 anos. "Venho todo ano porque gosto de ver as pessoas reunidas aqui, além de amar minha cidade. Meus filhos e netos não gostam muito, então venho sozinha."

Neste domingo, a festa em homenagem ao aniversário da cidade continua, com gincana poliesportiva promovida no Estádio Distrital José Nogueira dos Santos, às 8h. A Festa das Nações, que neste fim de semana tem como tema a Itália, abre mais cedo, às 12h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;