D+ Titulo
Alimentos que curam
Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
22/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Que alimentação saudável é sinônimo de prevenção e até mesmo cura para algumas doenças não é novidade. Para ajudar aqueles que ainda não se convenceram disso, o nutricionista norte-americano David Grotto escreveu o recém-lançado livro 101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida (Editora Larousse, R$ 59,90, 432 páginas), em que reforça a importância dos poderes medicinais dos produtos naturais, como legumes e frutas.

O especialista comprovou a eficiência dos alimentos aplicando-os em dietas de seus pacientes com vício de drogas, problemas cardíacos, sexuais, esclerose múltipla, Mal de Parkinson e Alzheimer.

Em 2006, David descobriu que estava com colesterol alto e resolveu mudar a dieta acrescentando aos poucos os alimentos com substâncias que combatem a doença. "Depois de 30 dias de mudanças simples, sem qualquer ajuda de medicamentos ou de dieta radical, meu colesterol abaixou e eu perdi cinco quilos", afirma em trecho do livro.

É importante lembrar que o corpo precisa de tudo: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, enzimas e substâncias químicas vegetais. Porém, o efeito de tentar reproduzi-los em frascos de vitaminas e suplementos não é tão eficiente. "Nenhum suplemento disponível no mercado está perto de fornecer as propriedades salva-vidas dos 101 alimentos. " Ou seja, a suplementação pode até auxiliar na manutenção da saúde, mas não se compara à capacidade de tratamento da alimentação com frutas e legumes naturais.

Hoje, o Dia-a-Dia traz algumas receitas indicadas no livro e que podem ajudar na manutenção da saúde.

Receitas
Shake de Mocha com Banana
(101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida)
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 xícara (chá) de café preparado e frio; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 5 colheres (chá) bem cheias de cacau em pó e sem açúcar; 2 colheres (sopa) de xarope de agave; 1 banana grande fatiada; 1/2 xícara (chá) de cubos de gelo.
Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador. Sirva.

Pera Assada
(101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida)
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 pera madura; 1 colher (sopa) de xarope de bordo (maple syrup), 1 e 1/2 colher (sopa) de água; 1 colher (sopa) de uvas-passas;             uma pitada de cravo-da-índia em pó e de noz-moscada.
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 190 graus. Em uma tigela, misture o xarope, a água e as especiarias. Cubra as passas com essa mistura e deixe-as descansar por 20 minutos. Lave a pera e tire a parte central e as sementes. Escorra as passas e recheie a pera com elas. Regue com a mistura de xarope de bordo. Asse em um prato refratário coberto com papel-alumínio durante 20 minutos.

Quiche de Vegetais e Salsicha de Soja
(101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 ovo; duas xícaras (chá) de farinha de trigo; 4 salsichas de soja; 3/4 xícara (chá) de ervilhas; 1/4 de pimentão vermelho; 3/4 xícara (chá) de queijo cottage; 1/3 xícara (chá) de queijo cheddar ralado; 1/4 xícara (chá) de cebola roxa bem picada; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres (sopa) de salsinha picada; 2 colheres (sopa) de manjericão picado.
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno à temperatura de 180 graus. Unte a forma. Misture bem todos os ingredientes. Coloque a massa na forma. Asse durante 45 minutos ou até que o centro do quiche esteja fofo e a superfície dourada.

Guacamole Luxuoso
(101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 35 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 2 abacates; 1 dente de alho picado; 1/2 colher (chá) de sal; 1/4 cebola picada; 1/2 tomate médio picado em cubos pequenos; 1 pimenta serrano ou de 1/2 a uma pimenta jalapeño picada; coentro fresco para enfeitar.
Modo de preparo: Corte o abacate ao meio. Tire a polpa e coloque em uma tigela. Amasse com um garfo. Lave a cebola com água e, em seguida, seque com papel toalha. Acrescente a cebola, o alho, o sal, a pimenta e o tomate ao abacate e misture bem. Pronto para servir.

Homus de Pimentão Vermelho com Pão Pita
(101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida)
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 lata de grão-de-bico, escorrido; 1/3 xícara de tahine (pasta de gergelim encontrada em lojas de especialidades árabes); 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; 2 dentes de alho; 3/4 xícara de um pimentão vermelho assado (grande); 2 colheres (sopa) de zahtar; 1 colher (chá) de azeite extravirgem e 2 pães pita integrais.
Modo de preparo: Asse o pimentão na chama do fogão até que a pele fique queimada. Remova a pele, a parte central e as sementes. Corte em pedaços. Misture com todos os ingredientes, exceto o pão, em um processador de alimentos e bata até obter uma pasta cremosa. Reserve. Pincele azeite no pão pita e salpique zahtar por cima. Leve ao forno para tostar. Corte o pão em triângulos e sirva com o homus.

Pão de Banana e Uva-do-monte
(101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida)
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de pificuldade: Médio
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 e 1/2 xícara de banana amassada; 3/4 xícara de uvas-do-monte; 2/3 xícara de açúcar mascavo light; 1/4 xícara de óleo de canola; 1 clara de ovo grande; 1ovo grande, 1xícara de farinha de trigo; 3/4 xícara de farinha de trigo integral; 1 e 1/4 colher (chá) de cremor tártaro; 3/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio; 1/2 colher (chá) de canela em pó; 1/4 colher (chá) de noz-moscada; 1/2 colher (chá) de sal; margarina para untar.
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela, misture a banana, o açúcar mascavo, o óleo e os ovos até obter uma massa lisa. Em outra tigela, junte as farinhas, o cremor de tártaro, o bicarbonato de sódio, a canela, a noz-moscada e o sal. Mexa bem. Acrescente a mistura das farinhas às bananas, mexendo até que a massa fique umedecida. Acrescente as uvas-do-monte. Coloque em forma de 20 x 20 cm, untada. Asse à temperatura de 180 graus por 40 minutos. Deixe esfriar e sirva.

Salada de Melancia
(101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 min
Grau de dificuldade: Fácil
Micro-ondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1 melancia pequena; sal a gosto; 1/2 xícara de azeite extravirgem; 1/4 xícara de vinagre balsâmico; pimenta moída; 4 xícaras de rúcula ou alface romana; 1/2 xícara de amêndoas em lascas levemente tostadas; 1/4 xícara de cebola fatiada; 12 rabanetes.
Modo de preparo: Corte a melancia em fatias de 5 centímetros de espessura. Tire a casca. Reserve uma parte e corte as outras em pedaços triangulares. Tempere com sal e azeite. Grelhe os pedaços em uma frigideira. Coloque as fatias em um prato resfriado. Reserve. Em uma peneira, pressione os outros pedaços até subtrair uma xícara de suco. Junte o suco e o vinagre e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar sem tampa por 15 minutos. Coloque a mistura em uma tigela com azeite, sal e pimenta. Acrescente a rúcula, as amêndoas, a cebola e o rabanete. Coloque a salada sobre as fatias grelhadas de melancia e sirva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;