Memória Titulo
A história de Sorocabinha descoberta em São Bernardo

O Brasil parece se esquecer, mas neste 2009 completam-se 80 anos das primeiras gravações de músicas sertanejas no País.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Brasil parece se esquecer, mas neste 2009 completam-se 80 anos das primeiras gravações de músicas sertanejas no País. E um daqueles pioneiros, Olegário José Godoy, o Sorocabinha, tem descendentes diretos que residem há 40 anos em São Bernardo. É a família do seu filho caçula, Samuel Siqueira Godoy, do Jardim Maria Cecília, violeiro e cantor como o pai, a exemplo dos demais irmãos.

A família de Sorocabinha realiza em São Bernardo encontros musicais com outros violeiros. Participamos da última edição, com duplas, cantores e violeiros do Grande ABC. Afinal, a região reúne quase 10 orquestras de violeiros, umas 1.000 duplas de raízes e as novas gerações vão tomando conhecimento do pioneirismo de nomes como Sorocabinha, grande compositor e que gravou perto de 70 discos com suas composições e de outros autores, a maioria das quais em dupla com Mandi, nome artístico de Manuel Rodrigues.

As músicas de Mandi e Sorocabinha são documentos históricos. Usam como temas a crise de 1929 e a Revolução Constitucionalista de 1932, por exemplo, compostas na época dos acontecimentos. Tudo está devidamente documentado num livro inédito com a história de Sorocabinha, de autoria da sua filha Maria Immaculada da Silva.

Immaculada ouviu o pai, que viveu mais de 100 anos (Dois Córregos, SP 3 de janeiro de 1895 - São Paulo 10 de julho de 1995). Reuniu e deu forma à memória oral de Sorocabinha. Pesquisou toda a discografia. Selecionou fotos. Distribuiu o material em capítulos, diagramados e digitalizados pelo filho Antonio Robson, neto de Sorocabinha. Um livro pronto e acabado para editoras interessadas.

MEMÓRIA - E como foi que a história de Sorocabinha chegou até nós? Poucos meses atrás, uma das músicas de Sorocabinha estava sendo tocada no rádio de São Paulo. O pesquisador Cezar Livio comentou a beleza da melodia e da letra com Samuel, seu vizinho. Este, metalúrgico aposentado como Lívio, respondeu orgulhoso, mas com simplicidade: "É o meu pai".

O pesquisador e violeiro João de Deus Martinez trouxe a boa nova à Memória. Cezar Livio reforçou. E chegamos a Samuel e, na sequência, à sua irmã Maria Immaculada, residente em São Paulo. O encontro virou um lindo quadro do Diário OnLine - dividido em duas edições. A primeira deve estar entrando hoje no site do jornal. No site mais histórias de Mandi e Sorocabinha e uma linda canção chamada Vidinha do Roceiro, um cururu que Sorocabinha compôs em 1929 e que no site é interpretado por Immaculada, Samuel e João de Deus.

O Diário OnLine traz também cenas de um filme de Sorocabinha cantando em 1932 com a turma de Cornélio Pires, que foi um agitador sertanejo da época. A exemplo de Mandi e Sorocabinha, aparece em todos os compêndios da verdadeira música brasileira.

Memória na internet - Programa 7: a história de Sorocabinha - parte 1. Entrevistados: Maria Immaculada da Silva e Samuel Siqueira Godoy. Participação musical: João de Deus Martinez. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique Video e Grande ABC Memória.

Almanaque

Luiz Boschetti

Nascimento: São Paulo, 31 de julho de 1906.

Vereador: 1948 a 1959 (três legislaturas).

Prefeito: 28 de março a 4 de maio de 1955; 5 de junho a 31 de dezembro de 1955.

Partidos: PSP e PDC.

Falecimento: Santo André, 12 de março de 1988.

Presidente da Câmara de Santo André em 1954. Como prefeito, garantiu a manutenção das indústrias na cidade.

Nota - Luiz Fernando Boschetti, neto do homenageado, nos auxiliou muito neste trabalho. Infelizmente, ele partiu na semana passada, jovem ainda, abrindo outra ferida na memória andreense.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 31 de julho de 1979

Manchete - Postos (de combustíveis) vão fechar também aos sábados

Municipalismo - Em encontro realizado ontem em São José dos Campos, 350 prefeitos criaram a Upesp (União dos Prefeitos do Estado de São Paulo). Foi uma reunião tensa, com disputa entre os prefeitos arenistas (de apoio ao regime militar) e prefeitos emedebistas (de oposição). O estatuto elaborado pelo prefeito de São Bernardo, Tito Costa, foi substituído por outro.

Futebol - Pela Intermediária, domingo, no Estádio Baetão, em São Bernardo: Aliança local 1, São José 1.

Festival - A composição Encontro de Águas, de Salvelino Dias Costa e Francisco Silva, venceu o 5º Festival Andreeense de Música Popular, domingo, no Teatro Municipal. Em segundo ficou a música Cordel, da mesma dupla; em terceiro, Boiadeiro, de Irineu B. Siqueira e Wilson Colcheschi.

EM 31 DE JULHO DE...

1949 - Carlos E. Coppini nasce em São Bernardo, terra dos seus pais, avós e bisavós, os Coppini, fundadores do Núcleo Colonial em 1877. Coppini foi meio-campista do Saad, de São Caetano. Um craque. Dos maiores da história do Grande ABC.

SANTOS DO DIA

Demócrito, Fábio, Germano e Inácio de Loyola.

Inácio de Loyola (Azpzitia, Espanha, 1491 - Roma, Itália, 1556). Fundador da Companhia de Jesus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;