Esportes Titulo
Rio Grande prevê percurso rústico e desafiador aos participantes amanhã

Trajeto terá terra batida, paralelepípedo e asfalto; kits serão entregues hoje, no Atrium Shopping

Por Dérek Bittencourt
25/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Rio Grande da Serra promete trajeto desafiador para os participantes da prova de amanhã, a partir das 8h, na segunda etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. Com características rústicas, três tipos de piso e diferentes paisagens, que envolvem braço da Represa Billings e Mata Atlântica durante o percurso, a etapa tem tudo para repetir o sucesso dos anos anteriores.

Assim como nas três edições anteriores, a largada será no Estádio Teixeirão – onde estarão instaladas as tendas para retirada do kit, guarda volumes, palco, pódio, assessorias e tendas de atendimentos. Os competidores iniciam e seguem durante o primeiro quilômetro em trecho de terra batida na Rua Edmundo Nóbrega Teixeira.

Depois, passam ao paralelepípedo na Rua Ana Bela e seguem até a Estrada do Rio Pequeno, onde se separam os concorrentes dos trajetos de cinco e dez quilômetros. Os que optaram pelo percurso mais longo, continuam na via até passar por ponte e acessar a Rua Roseira. De lá, seguem pelas ruas Birigui, Marília, Pacaembu, Guaratinguetá, Jacareí e Marechal Rondon, retornando à Estrada do Rio Pequeno.

De lá, o percurso passa em frente ao cemitério, na Avenida Jean Lieutaud, de onde segue para as avenidas São Paulo e Espírito Santo, no Parque dos Ipês. Dali, retorna à Jean Lieutaud até o Estádio Teixeirão.

É indicado aos participantes que retirem o kit pré-prova hoje, das 10h às 18h, no Atrium Shopping – haverá gratuidade de estacionamento. O conjunto é composto por camiseta laranja-escura, número de peito e chip para aqueles que forem correr os cinco ou dez quilômetros. Quem não puder, deve pegar amanhã, a partir das 6h30, próximo ao local da largada.

A previsão do tempo do Inmet aponta mínima de 10ºC e máxima de 19ºC para Rio Grande da Serra, amanhã. Assim, especialistas indicam que utilize-se roupa apropriada e faça-se aquecimento antes da largada. “Muitos não fazem ou não julgam importante, mas melhora a temperatura corporal, evita lesão e problema cardíaco, porque a pessoa sai do repouso para incidência alta de batimento”, explicou o fisioterapeuta Márcio Rene Silveira.

Para quem optar pelo transporte público para ir a Rio Grande, haverá vans realizando o trajeto entre a estação de trem e o Estádio Teixeirão.


Clínica oferece serviços grátis de fisioterapia hoje e amanhã


A Clínica CRS, parceira do Circuito, disponibilizará hoje – durante a retirada do kit – e amanhã – antes e após a prova – serviços fisioterápicos gratuitos aos participantes da etapa de Rio Grande da Serra. Profissionais receberão os interessados em tenda com macas e equipamentos atendendo aos seguintes serviços: liberação muscular, articular e sistema miofascial; verificação de pressão arterial, frequência e saturação de oxigênio e aparelho de eletroestimulação (analgesia e ativação muscular).

Haverá ainda orientação sobre importância do aquecimento e alongamento pré e pós-prova e indicação de vestimentas apropriadas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;