Cultura & Lazer Titulo
Interferência silenciosa
Tatiane Leal
Ciência Hoje/RJ
07/09/2009 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


A casca de café pode estimular ou inibir o crescimento de plantas. A conclusão é de um estudo que avaliou a interação do composto com o pepino. Os resultados são importantes já que no Brasil, maior produtor de café do mundo, a casca de café torna-se, em sua maior parte, adubo para a agricultura.

Algumas plantas produzem substâncias que, quando liberadas no ambiente, estimulam ou inibem o crescimento de outras: é a chamada alelopatia. A bióloga Dayane May comprovou que o café é uma delas, durante seu mestrado em Gestão Ambiental na Universidade Positivo, em Curitiba (PR), sob orientação de Leila Teresinha Maranho.

May submeteu pilhas de casca de café a decomposição controlada para observar se haveria liberação de substâncias aleloquímicas e testar a interação delas com o pepino. Depois, repetiu o processo usando o material que cobre o chão dos locais de criação de aves, em que a casca de café é muito usada. Os resultados mostram que o pepino cresce mais e de forma mais sadia quando há a interferência dos compostos da casca do café. May afirma que o resultado é surpreendente. "Alguns livros de botânica atuais classificam a alelopatia somente como potencial de inibição", conta a bióloga.

CONCENTRAÇÃO E DANOS - A pesquisa contou ainda com uma etapa para observar o resultado do contato de diversas concentrações de casca de café com o pepino. Sementes da planta foram cultivadas em terra misturada com um extrato de casca de café. Com 20% do extrato, houve aumento da biomassa do pepino. Porém, com o extrato mais concentrado e sem terra, houve inibição do crescimento, e o surgimento de anomalias na planta.

As cientistas também avaliaram quatro áreas de produção cafeeira nas cidades de Jesuítas e Cafelândia, região Norte do Paraná, e identificaram 34 espécies de plantas submetidas ao contato com a casca de café no solo, usada como adubo. Os resultados indicam que essas espécies podem estar sofrendo impactos.

"Isso pode demandar um gerenciamento ambiental e sistemas de manejo do resíduo", alerta May, lembrando que o efeito também pode ser usado para beneficiar a agricultura se empregado, por exemplo, na criação de herbicidas naturais à base de casca de café.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;