Economia Titulo
PIB do Japão cresceu 2,7% em 2003
Por Da AFP
18/02/2004 | 09:28
Compartilhar notícia


O Japão registrou em 2003 crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,7%. Segundo as estatísticas publicadas nesta quarta-feira pelo governo japonês, o resultado ficou acima da queda de 0,4% do PIB registrada em 2002.

"A economia se recupera progressivamente e de modo firme, principalmente pela demanda do setor privado", comentou o ministro da Política Econômica e Orçamento, Heizo Takenaka.

No último trimestre de 2003, o Japão registrou o maior crescimento entre as economias do Grupo dos Sete Países mais Ricos (G7). O PIB japonês cresceu 1,7% em relação ao terceiro trimestre de 2003, o que equivale a uma alta de 7% calculada a ritmo anual, superando as previsões mais otimistas dos economistas.

A segunda maior economia do mundo obteve deste modo sua expansão mais forte desde os últimos dias de efervescência especulativa dos anos 80. Durante o trimestre abril-junho de 1990, o Japão cresceu 10,5% a um ritmo anual.

Os economistas previam um crescimento mais modesto, de 1,2% para o último trimestre, com taxa de 5% a ritmo anual.

Os Estados Unidos registraram no mesmo período um crescimento de 4% a ritmo anual e nenhum país do G7 cresceu mais de 0,9% entre o terceiro e o quarto trimestres de 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;