Internacional Titulo
Declaração final do Noal apóia Venezuela, Bolívia, Cuba e Irã
Por Da AFP
17/09/2006 | 17:11
Compartilhar notícia


A declaração final da XIV Cúpula do Noal (Países Não-Alinhados), firmada por 56 governantes e delegados de 118 países, manifesta o apoio do grupo aos governos de Venezuela, Bolívia e Cuba, e defende o programa nuclear pacífico do Irã.

O documento apóia o governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e expressa sua preocupação com as ações dos Estados Unidos que afetam a estabilidade da Venezuela, onde a imparcialidade do poder eleitoral garante eleições imparciais, transparentes e confiáveis.

Em relação à Bolívia, o texto expressa o firme apoio e solidariedade ao povo e ao governo bolivianos, no momento em que forças externas pretendem desintegrar o país, desestabilizar suas instituições e colocar em risco sua democracia. A declaração se solidariza com as medidas do governo para exercer uma soberania plena sobre seus recursos naturais em benefício de toda a população.

A declaração rejeita o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, vigente desde 1962, que, além de ser unilateral e contrário à Carta das Nações Unidas, ‘causa perdas e danos econômicos aos cubanos’.

O documento também apóia o Irã e reafirma o direito fundamental e inalienável de todos os Estados a desenvolver a pesquisa, produção e utilização da energia nuclear com fins pacíficos, sem discriminação e de acordo com suas respectivas obrigações jurídicas.

O Noal expressou sua enérgica condenação à agressão israelense ao Líbano e às graves violações da integridade territorial e da soberania libanesa por parte de Israel; e pede ao Conselho de Direitos Humanos a abordar, com prioridade, o tema das violações dos direitos humanos dos povos libanês e palestino por parte de Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;