Cultura & Lazer Titulo Quase biografia
Universo mágico

Livro recém-lançado pretende revelar a verdadeira faceta
de Neil Gaiman, escritor britânico radicado nos Estado Unidos

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
19/12/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Na mente de Neil Gaiman nascem as mais incríveis fantasias. Sejam romances, livros, roteiros de cinema e TV, músicas, contos infantis e histórias em quadrinhos, ele consegue unir com enorme qualidade e sutileza nuances de diferentes épocas e estilos. O lançamento de suas obras são marcos para o mercado e enormes eventos para os leitores apaixonados pelos universos únicos criados pelo prestigiado escritor britânico radicado nos Estados Unidos. É com o objetivo de destrinchar suas ideias, motivações e buscas que surge 'Príncipe de Histórias - Os Vários Mundos de Neil Gaiman' (Geração Editorial, 760 páginas, R$ 69,90).

O livro não assume o papel de biografia do autor, mas funciona como porta de entrada para que o público conheça mais sobre vida e obra de um dos maiores fenômenos da cultura pop mundial em diversos meios e que é considerado pedra fundamental na redefinição do mercado de quadrinhos moderno. O projeto traz
artigos, entrevistas e dados sobre o homenageado reunidos pelo trio Hank Wagner, Christopher Golden e Stephen R. Bissette, que busca nas páginas descobrir quem é o ‘endeusado' Gaiman.

"Bem, ele não é um gênio. É melhor do que isso. Não é um mágico, em outras palavras, mas é um ilusionista", diz no prefácio do livro o escritor Terry Pratchett, que conheceu Gaiman no meio da década de 1980, quando ele ainda atuava como jornalista. "Mágicos não têm de trabalhar. Só abanam as mãos e a mágica acontece."

Entre os ilusionismos do garoto da cidade de Portchester, na Inglaterra, sempre esteve o poder de devorar livros. Na infância, o contato com a obra de C. S. Lewis, criador de 'As Crônicas de Nárnia', e a paixão por 'Alice no País das Maravilhas', de Lewis Carroll, foram essenciais para nascer o desejo de ser escritor - e não seguir com a tradição familiar de trabalhar em mercados. Gaiman também afirma ser fã da saga 'O Senhor dos Anéis' e do seriado cômico 'Batman', sucesso nos anos 1960.

OBRAS
O autor estourou no mercado editorial com o lançamento da série 'Sandman', em 1989. A maneira madura com que desenvolveu o conceito fantástico em torno do agora icônico protagonista Morpheus (personificação do sonho) desde 'Prelúdios & Noturnos' até 'Despertar' é tido como ponto chave para que mais graphic novels
voltadas para o público adulto fossem lançadas. Após 15 anos desde o último conto da obra, 'Sandman' figura na lista dos maiores trabalho literários de todos os tempos, ultrapassando a barreira ‘simplista' do gênero dos quadrinhos.

'Príncipe de Histórias', também há espaço para explorar a magia do infantil 'Coraline', de 2002. O erro na hora de digitar o nome original da personagem principal (que seria Caroline), a inspiração na casa onde Gaiman viveu em 1965 para o cenário do conto e a observação em criar os pais da garotinha com os defeitos de si próprio como patriarca são alguns dos detalhes revelados, assim como o de que trata-se, segundo o escritor, "do livro mais estranho que já escrevi, levou muito tempo para ficar pronto, e é o livro do qual tenho mais
orgulho".

'Orquídea Negra', '1602', 'Stardust', 'Deuses Americanos', 'Os Filhos de Anansi', 'O Livro do Cemitério', entre outras obras, também são analisadas e contam com informações adicionais escritas pelo próprio autor. Fotos oficiais e de arquivo pessoal, imagens de ilustrações e entrevistas complementam o conteúdo do trabalho.

Se Gaiman já foi classificado como "o autor mais famoso do qual você provavelmente nunca ouviu falar", agora ele é a enigmática mente a qual você poderá tentar desvendar.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;