Esportes Titulo Melhores
Marta e Messi continuam no topo do futebol mundial
Thiago Silva
Com Agências
11/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Nada mudou. Em cerimônia organizada ontem pela Fifa e a revista France Footbal, em Zurique, na Suíça, o argentino Lionel Messi e a brasileira Marta faturaram a Bola de Ouro Fifa como melhores jogadores do mundo em 2010, no masculino e feminino, respectivamente. Ambos ganharam os troféus no ano passado.

Com a escolha, Messi quebrou a escrita de o prêmio ter sempre campeões mundiais como melhor do mundo em ano de Copa, como aconteceu em 1994 (Romário), 1998 (Zidane), 2002 (Ronaldo) e 2006 (Cannavaro). E concorriam com o argentino dois espanhóis e colegas de Barcelona, Andrés Iniesta e Xavi Hernández, que levaram o título na África do Sul.

Com a soberania de Marta na disputa feminina, o cenário se mantém o mesmo há cinco anos. Ela desbancou as alemãs Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz - já venceu o prêmio por três vezes -, que criticou o modelo de votação antes da cerimônia. "Temos de deixar mais justo para todas as jogadoras concorrerem", reclamou a alemã.

Prinz, no entanto, virou coadjuvante, quando Marta foi anunciada pela quinta vez como melhor do mundo. "Falaram que eu deveria chorar, senão não seria tão emocionante. E aqui estou chorando de novo", disse a brasileira.

Consagrada individualmente, agora ela espera vencer coletivamente. "Este ano (2011) é muito especial devido ao Mundial (na Alemanha). Queremos muito ganhá-lo, já que é um título que esteve em nossas mãos no passado e perdemos por pequenos detalhes", lembrou Marta. Em 2007, na China, o Brasil perdeu na decisão por 2 a 0 para a Alemanha, com a jogadora perdendo pênalti.

Defensores representam Brasil na seleção dos craques

Conhecido pelo futebol arte, o Brasil teve apenas dois jogadores de defesa na seleção dos melhores do mundo, na cerimônia organizada pela Fifa e a revista France Footbal, em Zurique, na Suíça, ontem: o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio.

Ambos atuam na Inter de Milão, que faturou cinco títulos na temporada passada. Da Espanha, campeã mundial na África do Sul, foram seis os escolhidos: o goleiro Casillas, os zagueiros Piqué e Puyol, os meias Xavi e Iniesta, e o atacante David Villa. Completam a lista o argentino Lionel Messi, o holandês Sneijder e o português Cristiano Ronaldo.

Outro jogador representando o Brasil na festa foi Neymar, do Santos, que concorria ao prêmio de gol mais bonito do ano. A obra de arte que fez seu nome ser lembrado aconteceu ainda na primeira fase do Campeonato Paulista, contra o Santo André, no Bruno Daniel, quando o atleta fez fila e marcou. Mas o troféu ficou com Hamit Altintop, da seleção da Turquia.

No banco de reservas, o português José Mourinho, do Real Madrid, despachou os espanhóis Vicente Del Bosque - campeão do Mundo - e Josep Guardiola, do Barcelona, para faturar o título de melhor treinador de 2010. A alemã Silva Neid venceu entre as mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;