Esportes Titulo Artes Marciais
São Bernardo recebe festival internacional de caratê ISO
Da Redação
03/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


São Bernardo receberá caratecas brasileiros e sul-americanos para a disputa do 13º Festival Internacional ISO no fim de semana. A competição será realizada no Ginásio do Centro Esportivo Prefeito Geraldo Faria Rodrigues (Baetão).

A ISO (sigla em inglês para International Shotokan Organization), é uma ramificação do estilo mais tradicional da modalidade.

Para o evento no Grande ABC, estão confirmadas as presenças de atletas do Uruguai, Chile, além das delegações do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que venceu a edição do campeonato no ano passado, realizado em Guarulhos.

O evento contará com organização da FPK (Federação Paulista da modalidade), CBK (Confederação Brasileira), da organização Zenbukai e da ISO. A programação de amanhã inclui o shiai kumitê (combate) com equipes mistas.

Domingo será a vez do kata (sequência de movimentos de ataque e defesa que simula uma luta. São julgados quesitos como precisão e performance de cada golpe. Ainda haverá a continuação das disputas de luta individuais e katas, além da escolha da miss e mister caratê ISO 2010.

O caratê é a arte marcial mais praticada no mundo, com aproximadamente 5 milhões de adeptos.

Recentemente, a modalidade oriental tentou a inclusão na Olimpíada de Londres em 2012, mas foi preterida pelo golfe e o rúgbi, que tomaram o lugar e foram oficializados como novos esportes olímpicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;