Economia Titulo Outra vez
Ouro sai na frente e atinge valorização de 3,43%
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
05/09/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


Mais uma vez o ouro figurou como a melhor aplicação com rentabilidade mensal, como o ocorrido em junho (2,92%). Desta vez, a média da valorização foi de 3,43% em agosto.

Com o resultado, o ouro também mantém a primeira posição no pódio de valorização no ano, com 18,95%. Quem deixou o dinheiro aplicado na modalidade desde o último dia útil de 2009 e resgatou no fim de julho abocanhou 15% de alta.

O ouro está com retorno bem maior do que outras opções de investimento. É a única que atingiu o percentual dos dois dígitos em menos de oito meses.

A LTN (Letra do Tesouro Nacional) prefixada engordou, em média, 1,17%. Isso porque existem quatro modalidades com vencimentos diferentes, tendo em vista que variaram entre 0,97% a 1,50%. E em 2010, estes papéis do Tesouro valorizaram até 8,56%, que é o caso da LTN com vencimento em janeiro de 2012.

BANCOS

Os CDI (Certificados de Depósitos Bancários) tiveram valorização mensal de 0,88%. No acumulado do ano, os certificados também garantiram a segunda posição, retornando 6,12% aos aplicadores.

SEGURANÇA

A caderneta de poupança apresentou a terceira maior rentabilidade de agosto, com 0,59%. Este percentual é comum, tendo em vista que a média de valorização mensal da modalidade é de 0,6%.

Considerando o retorno entre o último dia de 2009 e o fim de agosto, a poupança acumulou alta de 4,40%.

Esta opção é considerada a mais segura. E é aconselhada para os pequenos investidores, que não têm recursos suficiente para correrem o risco de perder dinheiro com desvalorizações.

O dólar ficou quase em zero no mês passado. Sua valorização foi de 0,05%. Porém, o resultado foi superior a julho, quando houve desvalorização de 2,46%. No ano, a moeda norte-americana subiu 0,80%.

QUEDAS

O Ibovespa, indicador da valorização das ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, teve queda de 3,51% em agosto. Com isso, o recuo no acumulado do ano atinge a casa dos 5,02%.

E as ações da Petrobras, consideradas blue chip por ter grande liquidez na Bolsa, decepcionaram seu donos no mês passado. A PETR3 desvalorizou 7,64% e a PETR4 apresentou queda de 6,42%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;