Economia Titulo Renda fixa
Especialistas atentam para fundos imobiliários
Por
26/07/2010 | 07:15
Compartilhar notícia


O bom momento do mercado imobiliário nacional tem despertado o apetite de investidores pelo setor. Com o cenário positivo, especialistas em finanças pessoais recomendam que o foco não fique somente no imóvel físico.

A indicação é que o investidor se atente para opções que possam ser mais vantajosas, como fundos imobiliários, LH (Letras Hipotecárias) e LCI (Letras de Crédito Imobiliário). "Fundos imobiliários, LH e LCI são investimentos para longo prazo", alerta Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios. "São boas opções para a diversificação da carteira", emenda.

Os três ativos alternativos estão no quesito renda fixa e, entre eles, o mais recomendado pelos especialistas consultados é o fundo imobiliário. "Você se torna sócio de um grande empreendimento, como o shopping Pátio Higienópolis", exemplifica Sérgio Belleza, da Fundo Imobiliário Consultoria de Investimentos.

O fundo do Higienópolis é um dos 30 que estão listados na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). "O modo de negociar é exatamente igual ao das ações", diz Belleza. Isso quer dizer que quem quiser investir precisa abrir uma conta em uma corretora - de preferência especializada neste ramo, segundo ele - para comprar as cotas.

Cada fundo tem suas características, mas, de acordo com o consultor, algumas são unânimes. "Todo mês o fundo te remunera de acordo com o rendimento fixo do empreendimento que compõe a carteira."

Na prática, isso significa que, no caso de um fundo em que a carteira seja formada por um prédio comercial, o rendimento fixo é o aluguel das salas e do estacionamento. "Se estão alugadas, um percentual disso vai para os cotistas do fundo", esclarece.

No caso de shoppings, Belleza lembra que, em épocas específicas, como o Natal, o aluguel das lojas pode até dobrar. "Consequentemente, a rentabilidade do fundo aos cotistas dobra também", observa.

Na comparação com a rentabilidade de um imóvel físico, diante das atuais características do mercado, no entanto, o fundo perde, segundo Fábio Colombo, administrador de investimento. "Mas, para quem não tem capital suficiente para comprar um imóvel, essa informação é irrelevante", completa o especialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;