Economia Titulo Petróleo
Nova perfuração confirma potencial de óleo leve em Tupi
Por
08/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Petrobras informou ontem que a perfuração de mais um poço na área de Tupi confirma o potencial de óleo leve nos reservatórios do pré-sal daquela região, localizada em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. Em comunicado, a estatal informou que a descoberta foi comprovada através de amostragens de petróleo leve (cerca de 250 API) por teste a cabo, em reservatórios localizados em profundidades maiores do que as constatadas pelos poços perfurados anteriormente.

Segundo a empresa, a conjunção das informações obtidas nesse local com aquelas obtidas nos demais poços já perfurados reforçam as estimativas do potencial de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal de Tupi.

O poço, denominado 3-BRSA-795-RJS (3-RJS- 666) e informalmente conhecido como Tupi OW, está na área do Plano de Avaliação de Tupi, em lâmina d'água de 2.131 metros, a cerca de 270 quilômetros da costa do Rio e a 12,5 quilômetros a Nordeste do poço descobridor 1-RJS-628 (1-BRSA-369), conhecido como Tupi.

O consórcio para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi - formado pela Petrobras, que é a operadora, com 65% de participação; a BG Group (25%) e Galp Energia(10%) - dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), informou a Petrobras. Conforme o plano, serão perfurados outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;