Economia Titulo Telecom
Teles móveis miram pequenas e médias empresas da região
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
18/03/2010 | 07:00
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Antes espremidas entre os consumidores finais e as grandes corporações, as PMEs (pequenas e médias empresas) estão despertando atenção das operadoras de telefonia móvel, especialmente no Grande ABC. Atentas ao segmento, elas criam pacotes para atender às necessidades destes clientes.

De acordo com a TIM, a região tem potencial de 90 mil pequenas e médias empresas. Por isso, foi criada no ano passado uma gerência regional para atender a este contingente. Na semana passada, a operadora realizou ação promocional percorrendo centenas de estabelecimentos em Santo André e São Bernardo.

Para o diretor comercial de negócios da TIM em São Paulo, Denis Ferreira, a região oferece muitas oportunidades, ainda pouco exploradas pelas empresas que vendem telefonia.

A TIM formatou dois pacotes: o Liberty, com ligações ilimitadas entre números da operadora a R$ 19,90 por um ano e o Liberty 100, com as mesmas características, porém, com 100 minutos para falar com telefones de outras operadoras ao custo de R$ 79,90. Após 12 meses, os valores dos planos voltam a ser R$ 79,90 e R$ 121,90, respectivamente.

Na Vivo, 80% dos clientes corporativos atendidos são PMEs. A estratégia da operadora é atender fornecedores locais de montadoras e comércio. Na General Motors, por exemplo, a companhia presta serviços para grande fatia dos fornecedores e funcionários da montadora.

O gerente de divisão corporativa da Vivo, Kawel Rodrigo Lotti, pontua que uma das missões é quebrar o paradigma que celular é apenas um instrumento para comunicação por voz. "Mostramos as facilidades do acesso à internet, e-mail e TV. Os smartphones têm várias opções."

INVESTIMENTOS - A Claro considera o Grande ABC um mercado importante. "A operadora tem investido significativamente na região", garante o diretor regional da Claro para o Estado de São Paulo, Francisco de Oliveira. Uma das estratégias da empresa é aumentar o número de representantes da marca e assim ganhar mais espaço na região.

Para as PMEs, Oliveira diz que oferece serviço de "gestor on-line, que permite efetuar a gestão do uso dos celulares de empresa". Além disso, a cobertura de 3G (terceira geração de tecnologia de telefonia móvel) da operadora está presente em Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Em nota, a Oi informa que tem cinco opções de pacotes para a pequena e média empresa escolher, sem detalhar a estratégia para a região.




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