Cultura & Lazer Titulo Música
Edvaldo encerra turnê na região
09/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O cantor, compositor e violonista paulistano Edvaldo Santana, 54 anos, começou sua carreira na banda Caaxió, apresentando-se pela primeira vez no Teatro Arena em 1974, nessa época a banda tinha sido rebatizada Matéria Prima.

Hoje, ao atingir 35 anos de carreira, marcado por influências de ritmos que vão do blues ao samba, acaba de lançar seu primeiro álbum ao vivo, com músicas de toda a carreira. Aproveitando o momento o músico pretende transformar o disco também em DVD, com gravação marcada para meados de maio.

Ao longo desse tempo, lançou oito discos. Com a voz rouca e suingue inconfundíveis, Edvaldo fala da efervescência do período em que começou a tocar, e da dificuldade de conseguir atingir um público.

No fim dos anos 1960, depois que formou a primeira banda, e já tinham ganhado alguns festivais, começava a traçar uma carreira. "Foi então que decidi viver de música, largar tudo pra virar artista, enfrentar a família, os amigos. Vínhamos aqui para o centro, Rua Aurora, Praça Roosevelt, para nos apresentarmos. Conheci Tom Zé, Cauby Peixoto, Fred Jorge, que fazia versões para o Roberto Carlos, ficávamos atrás de gravadoras... Era uma batalha! Comíamos o dia inteiro pão com mortadela!".

O músico também encabeçou, no início dos anos 1970, o MPA (Movimento Popular de Arte), que promovia eventos com música, teatro, poesia e oficinas de cultura, junto a outros artistas da Zona Leste de São Paulo. "Foi um movimento espontâneo e pioneiro que serviu como orientação para muitos outros projetos de casas de cultura da Capital".

CARREIRA SOLO - A carreira solo começou em 1986, depois de algumas divergências com integrantes do grupo. Desde então Edvaldo vem enfrentando pelo caminho "trovas e trovadores de todos os tamanhos, dos antigos provençais às galáxias urbanas suburbanas", como assinala o poeta Augusto de Campos.

Nesse novo disco, que acaba de lançar de forma independente, "Edvaldo Santana ao Vivo", o repertório é baseado em músicas de seus trabalhos anteriores, que só haviam sido registrados em estúdio.

"Pretendemos viajar todo o Brasil com esse novo CD". Além disso, pretende fechar a gravação do DVD para o mês de maio no Espaço Cidadão do Mundo, em São Caetano. "Aí sim teremos concluído o projeto", finaliza.

Como em tudo o que faz as composições mesclam uma gama de gêneros musicais que habitualmente costuma se apropriar - blues, reggae, choro, rock, salsa, samba, mambo, rumba - com novos arranjos. "Sentia necessidade de ter um registro ao vivo de meu trabalho", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;