Setecidades Titulo Meio Ambiente
Diadema anuncia Escola
de Vela no bairro Eldorado

Prefeitura antecipa comemoração dos 88 anos da Represa
Billings; projeto deve ser inaugurado em até um ano e meio

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
25/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema antecipou as comemorações do aniversário da Represa Billings, que completa 88 anos na quarta-feira, para ontem e anunciou a criação de Escola de Vela na Prainha do Eldorado.

O projeto deve ser inaugurado em até um ano e meio. "É uma iniciativa que não polui nem agride a natureza. A ideia é que, com a escola, a gente consiga conscientizar a todos sobre a importância da educação ambiental", afirma a secretária de Meio Ambiente Denise Ventrice.

Será feita limpeza da área e construção de um píer para utilização durante as aulas, que serão gratuitas e voltadas para crianças, adolescentes e adultos. Os professores serão atletas e moradores da região. "Inclusive, velejadores já disseram que vão ceder barcos para a escola", afirma Denise.

Além de aprender a velejar, os participantes também vão saber como construir os próprios barcos. 
Para o prefeito Lauro Michels (PV) será oportunidade de trazer a comunidade de volta à represa. "Para isso, a população também precisa nos ajudar a preservar e cuidar do local. Assim, todos terão mais qualidade de vida e ainda poderão desfrutar da área de Mata Atlântica e do contato com a natureza", explica.

VELHOS TEMPOS

Para o velejador Jorge Ubirajara, 75 anos, 54 deles na cidade, a conquista da Escola de Vela chegou após 30 anos de espera. "Vim para o bairro porque era o paraíso para quem gostava de velejar. Agora, será uma forma de relembrar os velhos tempos em que participava dos campeonatos na represa", garante.
Para ele, também é a chance de a Billings ganhar outro olhar da população. "Acredito que será mais respeitada por todos e o descarte de lixo deve diminuir."

Para o atleta, o esporte não apresenta muitos desafios. "Além de estar em contato com a natureza, é uma atividade que não requer muitas habilidades a não ser saber nadar e ter força de vontade. Além disso, uma velejada nunca será igual a outra."

Mutirão de limpeza tem presença tímida da população

Muitas garrafas e embalagens plásticas, pedaços de madeira, para-choque de carro e até pedra de pia. Esse foi o cenário encontrado ontem durante o mutirão da limpeza na Prainha do Eldorado. Além dos funcionários da Prefeitura, a população compareceu de forma tímida para ajudar a encher dezenas de sacos pretos com os detritos.

O morador e funcionário público João Oliveira dos Santos, 56 anos, conta que há 35 anos costumava pescar no local. "Tinha tilápia e lambari. Era área muito bem frequentada e tinha uma vista linda para a represa", diz o morador, que se mudou para a cidade aos 6 anos. Santos afirma que a mudança na paisagem começou nos últimos 15 anos. "Infelizmente os peixes sumiram com o esgoto e o lixo. A população não soube preservar. Hoje era para estar cheio de gente."

Veronice Lemos, 60, mora no condomínio Praia Vermelha e relembra que a água já chegou até a beira da estrada. "Fizemos vários mutirões por conta própria, mas a população não conserva e o lixo volta a tomar conta."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;