Economia Titulo Oportunidades
Região será mais beneficiada com pacote, diz Furlan
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
04/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


 "O Grande ABC está sendo beneficiado de uma forma direta pelas medidas do governo (redução de tributos para o setor automobilístico e da construção civil)", disse o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, atual presidente do Conselho de Administração da Sadia, durante encontro do Lide (Grupo de Líderes Empresariais).

Segundo Furlan, "os mecanismos de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) a veículos e o estímulo à construção civil refletem mais diretamente em regiões industrializadas, onde existem muitas máquinas e equipamentos", caso da região.

Na avaliação do ex-ministro, a crise financeira internacional é um momento de oportunidade, principalmente para quem vende ao mercado externo. "Quem tem mais tempo de janela consegue visualizar isso, já que a economia sempre tem ciclos de altos e baixos", afirmou.

Para Furlan, hoje o País é visto de outra maneira pelas nações desenvolvidas. "Nossas chances são melhores que a dos outros países. Hoje o Brasil é visto como parte da solução, temos muito talento para emplacar produtos lá fora. A vantagem competitiva não está somente no agronegócio. Quando a crise passar, teremos condições de estar entre os primeiros do mundo".

A China citou o ex-ministro, pela primeira vez ultrapassou os Estados Unidos como o maior destino das exportações nacionais. Isso significa, em suas palavras, que há mercados mundiais menos afetados do que os tradicionais, como EUA, Europa e Japão. "Embora sejam produtos de menor valor agregado, os novos mercados estão apresentando um crescente aumento de demanda".

Para o ex-ministro, os empresários têm de usar o momento para "potencializar a economia verde", como os biocombustíveis e fomentar empregos com base em uma economia sustentável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;