Economia Titulo
Empresas estão otimistas sobre negócios, diz Markit
Por
18/03/2013 | 03:36
Compartilhar notícia


A confiança global das empresas melhorou e as expectativas em relação a atividade empresarial, receitas e fluxos de entradas subiram para os níveis mais altos desde 2012, de acordo com a nova pesquisa da Markit.

A mais recente pesquisa da Markit sobre perspectivas mundiais de negócios ("Markit Outlook Survey Global Business") feita com 11 mil empresas mostrou que o número de otimistas - que esperam melhores níveis de atividade - superou em 39% a quantidade daqueles que esperavam um declínio.

A retomada da confiança ocorreu em todos os principais países desenvolvidos, incluindo o Japão e as nações europeias, disse o relatório. Os EUA obtiveram o nível mais alto de otimismo entre as empresas.

"A confiança mundial das empresas se recuperou de sua baixa pós-crise vista no ano passado", disse Chris Williamson, economista-chefe da Markit.

Um enfraquecimento acentuado do iene e da libra ajudaram empresas, tanto na atividade industrial do Japão quanto no Reino Unido. Os britânicos tiveram um impulso notável, com a perspectiva para os próximos 12 meses subindo ao nível mais alto no mundo.

"O iene mais fraco tem, por sua vez, elevado fortemente o otimismo para uma alta pós-crise no Japão. A pesquisa também sugeriu um fim à deflação do país à medida que os preços parecem estar determinados a subir", disse Williamson.

Entre as nações emergentes, os gerentes de negócios na China foram os mais otimistas. Por outro lado, os gestores da Índia, Rússia e Brasil se mostraram positivos, mas menos do que anteriormente. As empresas indianas se mostraram no nível menos otimista desde o final de 2009.

A pesquisa observou que os custos dos insumos devem se recuperar nos mercados das nações emergentes. As empresas na China esperam ver um forte aumento dos custos de produção, o que deve se transferir para maiores custos de bens e serviços.

"As pressões inflacionárias devem persistir entre as economias dos BRIC ao longo do próximo ano", disse Williamson. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;