Política Titulo Responsabilidade
Magali culpa ex-secretário de Obras por EMI irregular
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
11/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Secretária de Educação na gestão passada, a vereadora de São Caetano Magali Selva Pinto (PSD) se isentou da responsabilidade e culpou o ex-chefe da Pasta de Obras Julio Marcucci Sobrinho pela construção irregular de EMI (Escola Municipal Integrada) vizinha a um posto de combustível no bairro Santa Paula.

O Diário divulgou com exclusividade no mês passado que a gestão Paulo Pinheiro (PMDB) deve transformar a escola, que não chegou a ser inaugurada, em estoque de merenda.

De acordo com Magali, o setor de Educação identificava a necessidade de ampliar a oferta de vagas com a construção de escolas em determinadas regiões para, então, solicitar que a Secretaria de Obras agilizasse o terreno e todos os trâmites para a implementação do edifício. "A necessidade de vagas era detectada, o pedido da obra passava para o prefeito e a Secretaria de Obras que fazia essa parte. Nós não escolhemos o espaço", explicou Magali.

A construção foi considerada irregular pelo fato de estar colada a um posto de combustível, na Rua José Paolone. A lei municipal 641 proíbe instalação de escolas próximas a locais que armazenem produtos nocivos à saúde. "É mais uma questão técnica. Será que não dá para usar o local mesmo?", questionou a ex-secretária.

Magali também alegou não ter acompanhado o processo completo por ter deixado a Pasta em abril do ano passado para disputar cadeira na Câmara Municipal.

Na interpretação da atual administração, a hipótese de a EMI José Auricchio abrigar os cerca de 200 alunos que seria capaz está descartada. O Paço considera que a convivência das crianças próximas ao posto de combustível é inviável, até porque o respiro dos tanques de armazenamento está direcionado para dentro da escola.

O destino mais provável é a transformação do espaço, que custou R$ 3,6 milhões, em um depósito para a distribuição da merenda escolar na cidade. O setor jurídico da Prefeitura avalia se essa determinação também se enquadraria como irregular. Por conta da situação, o ex-prefeito e hoje secretário de Esportes, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), sequer inaugurou o local.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;