Setecidades Titulo Emissão de documento
Campanha pede cuidado com RG
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
13/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Para diminuir o número de emissão de segunda via de RG por mau uso dos portadores e incutir na população o hábito de melhor conservar os documentos pessoais, o governo do Estado está desenvolvendo campanha de conscientização em todos os postos do Poupatempo e espaços públicos.

No ano passado, 1.850.511 pessoas se dirigiram aos postos para ingressar pedido de segunda via da carteira de identidade, o que representa 70% do total de RGs expedidos. A maior parte dessas solicitações é de pessoas que possuem documentos antigos ou malcuidados.

O Poupatempo de São Bernardo, que atende todo o Grande ABC, registrou a entrega de 146.570 unidades do documento em 2008. "Em media, realizamos 15 mil atendimentos por dia. Destes, cerca de 600 são pedidos de segunda via", disse o gerente do posto, Leonardo Maciel.

Um documento deteriorado que não possa identificar corretamente seu dono pode impedir a realização de operações bancárias, viagens para outros países que aceitam o RG como identificação ou mesmo o acesso a serviços e concursos públicos, por exemplo.

"Fui passar a escritura de uma casa para meu nome, mas o documento não foi aceito por estar sem condições de uso", disse o mecânico Samuel dos Santos, 44 anos, na fila para retirar a segunda via, ontem, em São Bernardo. "Costumava deixar o RG no bolso, então ele ficou desse jeito."

Podem solicitar gratuitamente a segunda via da carteira de identidade homens e mulheres com idade a partir de 65 e 60 anos, respectivamente, desempregados há mais de três meses, usuários com declaração de pobreza e quem comprovar que teve o documento roubado, apresentando boletim de ocorrência. Os demais pagam taxa de R$ 23,78.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;