Economia Titulo Festas
Consumidor pretende gastar menos neste fim de ano
28/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O consumidor paulistano pretende gastar menos neste fim de ano. De acordo com pesquisa divulgada na quinta-feira pela Fecomércio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), 47% dos entrevistados afirmaram que reduzirão as compras de Natal em relação ao ano passado. Em 2007, apenas 25% declararam essa intenção.

A opção por cortar gastos é reflexo da apreensão e cautela dos consumidores frente aos impactos da crise financeira mundial na economia do País, avalia o economista Guilherme Dietze. Ele destacou que o paulistano também está inseguro quanto à manutenção da renda, citando levantamento feito pela Fecomércio-SP em outubro, que mostrou que o reflexo da crise mais temido pelo consumidor é a perda do emprego.

A pesquisa também mostrou que o paulistano destinará o 13º salário ao pagamento de dívidas e à poupança. Segundo a pesquisa, 38% dos entrevistados pretendem quitar débitos e a mesma porcentagem, quer poupar. Apenas 22% destinarão o valor às compras de Natal.

No levantamento, a Fecomércio-SP ouviu 1.100 consumidores no município de São Paulo no dia 14 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;