Economia Titulo Sucesso
Região atrai olhares de outros países
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
19/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Casos de sucesso de micro e pequenos empresários de Santo André chamaram a atenção de presidentes de federações do comércio da Colômbia, México, Chile, África do Sul, Moçambique e Paquistão.

A comitiva esteve presente na terça-feira na Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) com o propósito de conhecer as iniciativas do Projeto Empreender para que sirvam como modelo de implantação de programas semelhantes em seus países.

Presente desde 2006 na associação, e feito em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), o projeto tem como objetivo formar grupo de empresários de um mesmo segmento para trabalhar os principais problemas e as soluções de suas empresas.

Segundo Josephina Irene Cardelli, gerente do Sebrae no Grande ABC, os empresários que participam do projeto aprendem a fazer planejamento antes mesmo da abertura do negócio e desenvolvem ferramentas para a gestão empresarial. "Se não trabalharem esses dois itens, facilmente a empresa vai a falência", cita.

Tanto que no Brasil 60% das empresas não sobrevivem até o 5º ano de existência. "Falta os empresários trabalharem juntos, em associativismo, encontrando soluções. Fornecemos mecanismos para que isso seja bem feito", completa Josephina.

"A alma desse projeto é o Sebrae, que nos ajuda a traçar um plano de planejamento para nossas empresas", resume o presidente da Acisa, Zoilo de Souza Assis.

Em Santo André, 80 empresas fazem parte das atividades do projeto. Caio Shimabukuro Moretti, consultor da Acisa, conta que nesse período foram criados seis núcleos: o de drogarias e farmácias, escolas particulares e educação infantil, lavanderias, reparadores automotivos e de pet shop. "Criamos um núcleo conforme vamos percebendo a necessidade de algum setor".

Os empresários se encontram quinzenalmente na própria associação, onde participam das palestras do Sebrae.

Serviço: Para participar basta que os empresários entrem em contato com a Acisa pelo telefone 2199-1630, sem prazo estipulado.

 

Setor de serviços é o que mais emprega

O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), esteve presente na terça-feira na Acisa a fim de apresentar o cenário da cidade para a delegação internacional. Segundo ele, 49% dos postos de trabalho gerados na cidade são provenientes das empresas do setor de serviços; 23% são pelas indústrias; 20% por meio do comércio e 8% pelo setor de construção civil.

Avamileno disse que a maior empresa de Santo André é o Pólo Petroquímico, hoje chamado de Quattor. "Para se ter uma idéia, a Quattor terá nos próximos três anos um investimento de aproximadamente US$ 2 bilhões".

INCENTIVO - Segundo João Avamileno, a Prefeitura estimula quem tem seu próprio negócio por meio do Banco do Povo (que fornece microcrédito), da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da região, criação de cooperativas e incubadoras. "Além, é claro, de apoiarmos projeto como esse (empreendedor)", completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;