Economia Titulo
Metalúrgicos da Ifer vão para o quarto dia de greve
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
10/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Os metalúrgicos da unidade da Ifer de Diadema, em greve desde segunda-feira, reivindicam a readmissão de dois representantes sindicais da categoria. Eles foram dispensados pela empresa em fevereiro, que já demitiu quase 50 pessoas neste ano.

 “Já vamos para o quarto dia de greve e até o momento não tivemos propostas concretas da empresa. Os trabalhadores demitidos já não têm mais interesse em retornar à Ifer, mas os diretores do sindicato sim. Estamos na expectativa de retomar as negociações”, conta José David Lima Carvalho, diretor e coordenador da base de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

 A empresa do ramo metalúrgico – que emprega cerca de 450 trabalhadores na unidade do Grande ABC – chegou a chamar a Polícia Militar nesta quarta-feira para tentar retomar as atividades e o clima durante a assembléia da manhã ficou tenso. “A fábrica percebeu que perdeu o controle e acabou chamando a polícia para garantir a entrada de alguns trabalhadores que estão sendo coagidos a retornar a suas funções”, afirma Carvalho.

 Segundo o dirigente, a paralisação foi a última medida adotada após mais de um mês de negociação entre a entidade e a empresa. “Conseguimos algumas conversas em março e acreditávamos no entendimento. Mas após um longo período de espera, na semana passada responderam que não iriam readmitir os dirigentes, o que vai contra a organização sindical no local de trabalho”, diz.

 No ano passado, o sindicato também fez uma paralisação na Ifer por conta da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). “É uma empresa difícil de negociar, pois tivemos que ir até a Justiça para conseguir um acordo de abono”, lembra Carvalho.

 A Ifer foi procurada, mas não respondeu à solicitação do Diário.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;