Política Titulo Em cerimônia
Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo volta após 10 anos
Por
26/02/2013 | 07:38
Compartilhar notícia


O Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo foi relançado em cerimônia na segunda-feira em São Paulo. A premiação não era realizada desde 2002. Esta será a sua décima edição e irá distribuir R$ 76 mil em prêmios a 11 diferentes categorias. As inscrições podem ser feitas até 20 de maio.

 

O nome do prêmio é uma homenagem ao primeiro jornalista assassinado no Brasil durante o exercício da profissão, em 1830. Editor do Observador Constitucional, Líbero Badaró foi morto a tiros quando voltava para sua casa, no centro de São Paulo - e a rua acabou recebendo seu nome. É dele também um dos primeiros textos publicados no País em defesa da liberdade de imprensa.

 

Manuel Alceu Ferreira, advogado do jornal O Estado de S.Paulo, relatou a censura que o jornal sofre há mais de três anos, ao ser impedido de publicar informações relativas à operação Boi Barrica da Polícia Federal, que envolve o empresário Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP).

 

Ele defendeu a volta da Lei de Imprensa, adaptada aos princípios democráticos. O texto original foi revogado em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal - era uma das últimas legislações do tempo da ditadura ainda em vigor.

 

Já a advogada do jornal Folha de S.Paulo, Taís Gasparian, afirmou não ser favorável a uma nova lei, mas defendeu a necessidade de regulamentação em algumas áreas.

 

O diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Guilherme Alpendre, afirmou que na entidade há correntes que defendem as duas ideias. Ele fez ressalvas a dados que colocaram o Brasil no topo do ranking de países onde seria perigoso exercer a profissão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;