D+ Titulo
Prepare-se para o Carnaval
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
27/01/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Hidratar o organismo é importante sempre. Mas em algumas épocas do ano, essa atitude torna-se essencial. A pouco menos de uma semana do Carnaval, já é hora de preparar o corpo para enfrentar a maratona de folias de uma das principais festas brasileiras.

Estima-se que em cada baile de Carnaval, à noite, uma pessoa perde, em média, 700 calorias. Durante o dia, esse número sobe para 900. Para fortalecer o organismo e equilibrar a energia, a nutricionista do Hospital Cristóvão da Gama, Christiane Bergamasco, de Santo André, recomenda a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão e arroz.

Outro alerta da especialista é sobre a perda de líquidos durante a festa. A recomendação é de que sejam ingeridos 2,5 litros de água por dia, além de sucos, chás e isotônicos. “Não se deve esperar a sede para ingerir, pois a vontade de beber líquido já indica um estado de desidratação”, diz Christiane.

Marli Kling, nutricionista do Neomater, de São Bernardo, diz que nenhuma das cinco refeições podem ser puladas: café-da-manhã, lanche, almoço, café da tarde e jantar.

O único alerta das especialistas é em relação à caloria dos alimentos. As frutas menos recomendadas são uva, manga e abacate e, no caso dos sucos, o ideal é ingerir apenas os diluídos em água – maracujá, abacaxi, caju e acerola –, sem o acréscimo de açúcar.

Alimentação - Frutas, legumes e verduras devem virar rotina na alimentação, principalmente quando se prevê bastante perda de energia. Segundo Christiane, esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e fibras, considerados hidratantes. “É necessário que, nas 24 horas que antecedem o Carnaval, a pessoa se alimente bem e inicie este processo de hidratação.”

Marli acrescenta que, caso esses cuidados não ocorram, o folião poderá ter hipoglicemia – baixo nível de glicose no sangue pela falta de calorias e carboidratos –, tontura e cansaço. “Também poderão ocorrer cãibras pela ausência do potássio contido em frutas e legumes.”

Dieta

* Número de porções diárias recomendadas:

Cereais, pães e tubérculos: de 6 a 11
Frutas: de 2 a 4
Verduras: de 3 a 5
Carnes (porco, boi, peixe e frango): de 2 a 3
Leite e derivados: de 2 a 3
Óleos, gorduras e açúcares: usar raramente

Dicas

São contra-indicados os alimentos muito calóricos, que possuem digestão lenta e podem ocasionar cansaço.

Evite alimentos que provocam formação de gases ou desconforto gástrico como feijão, lentilha, couve-flor, milho, repolho e melancia.

Folhas verdes e legumes crus devem ser consumidos à vontade. O único cuidado é ao temperá-los: prefira azeite, limão, mostarda, vinagre e ervas. Evite molhos à base de maionese.

As bebidas isotônicas são opções para ser ingeridas após muita atividade física. Porém, cuidado na quantidade, pois pode haver sobrecarga renal e esses líquidos contêm glicose.

Os refrigerantes têm de ser ingeridos com moderação porque contêm substâncias como corantes, aromatizantes e muito sódio, principalmente os light.

Bebidas alcoólicas como a cerveja têm calorias e quantidade de sódio elevadas. Devem ser evitadas também porque aumentam a eliminação de urina e podem causar desidratação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;