Cultura & Lazer Titulo Pequenas Histórias
Helvécio Ratton volta à temática infantil
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
11/07/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Depois de todo o peso histórico de Batismo de Sangue, o cineasta mineiro Helvécio Ratton volta-se à temática infantil, lúdica e um tanto bucólica em Pequenas Histórias, amarração de contos direcionados às crianças que estréia nesta sexta-feira apenas no circuito paulistano. Só para lembrar: anos antes de adaptar o livro de Frei Betto, Ratton levou O Menino Maluquinho, de Ziraldo, para os cinemas.

Quem amarra as histórias é a personagem de Marieta Severo, uma senhora sentada na varanda a costurar uma colcha de retalhos e a contar causos que não se prendem só ao interior do Brasil.

A primeira história é da mãe d'água, tão comum em várias regiões do Brasil. Iara (Patrícia Pillar, que trabalhou com Ratton em O Menino Maluquinho e Amor e Cia.) se casa com o pescador Tibúrcio (Maurício Tizumba) em troca de uma promessa. O homem vive feliz, pois peixe é o que não falta em sua rede graças à ajudinha da mulher. Até que o gatuno esquece do que prometeu.

Há ainda o conto de um Papai Noel. Ou melhor, de Arlindo (Paulo José), que tira seu sustento fantasiado como o Bom Velhinho. Ele se mete em uma enrascada com a polícia e é auxiliado pelo garoto Maicom (Miguel de Oliveira), que por sua vez, só deseja tirar uma foto com Papai Noel.

Por fim, o coroinha Vevé (Constantin de Tugny) tem de vencer o medo quando se depara com uma procissão de almas que testemunha na porta do cemitério.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;