Setecidades Titulo Cuidados
Risco de acidentes domésticos aumenta durante as férias
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
10/07/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Se para os pais a casa é o lugar mais seguro para a criançada passar as férias, um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde mostra o contrário. Queimaduras, quedas e intoxicações acidentais são responsáveis por 38% dos atendimentos hospitalares na faixa etária entre os 10 e 14 anos.

Esses riscos, dos quais as crianças estão expostos dentro da própria residência, são os maiores causadores de mortes infantis, de acordo com estudo feito pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), braço da secretaria estadual de saúde.

A cozinha é um dos cômodos que merece atenção redobrada dos pais. Ali, o risco de acidentes com líquidos quentes e choques causados por eletrodomésticos é ainda maior, sem contar os depósitos de produtos de limpeza.

Que o diga a manicure Maria Sonia Alves, 43 anos, da Vila Suiça, em Santo André. Há três meses ela levou um susto ao encontrar os dois filhos, um de 9 e outro de 16 anos, passando mal depois de terem bebido acidentalmente água sanitária. "O produto estava guardado em uma garrafa de refrigerante, na cozinha, e eles confundiram", conta Maria.

O resultado do descuido foram 12 horas de internação dos meninos e uma bronca do médico. "Agora só compro na garrafa certa e digo para que todo mundo faça o mesmo", diz a manicure.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;