Setecidades Titulo Educação
Escola fecha e alunos não
podem continuar estudos

Desde 2011, cerca de 30 estudantes não conseguem dar
continuidade aos estudos por não terem histórico escolar

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
18/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-alunos do Cpec (Colégio Palestra de Educação e Cultura), de São Bernardo, estão com dificuldade de comprovar que concluíram o Ensino Médio. Após o fechamento da instituição, localizada no bairro Ferrazópolis, em 2011, cerca de 30 estudantes não conseguem dar continuidade aos estudos por não terem histórico escolar.

De acordo com a portaria publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) em 29 de outubro, a escola teve a autorização de funcionamento cassada após irregularidades cometidas ao longo de 2011, como o descumprimento de leis da Educação.

A partir de então começou o drama dos estudantes, caso de Gabriel Moreno Garcia, 19 anos. O jovem não consegue dar prosseguimento ao curso de Engenharia, iniciado em 2011 a partir de declaração emitida pela Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo. Em 2012, o estudante foi obrigado a trancar a matrícula porque a faculdade deixou de aceitar o documento.

Neste ano, a matrícula de Garcia foi novamente negada. A faculdade não aceita a declaração feita em 30 de janeiro. "Ainda tive de escutar de atendentes da diretoria de ensino que eu poderia fazer curso supletivo para comprovar minha escolaridade", afirma.

O artigo 3º da portaria publicada no DOE destaca que compete à Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo o recolhimento e manutenção do acervo do colégio, além de desígnio de comissão que adote as medidas necessárias para a regularização da vida escolar dos ex-alunos. Apesar disso, os jovens têm dificuldade para obter informações e ajuda do órgão da Secretaria da Educação do Estado.

O auxiliar de escritório Thiago Martinelli, 20, também lamenta o problema. Descobriu neste ano que poderia ter conseguido o certificado de conclusão após realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No entanto, perdeu a prova, que aconteceu em novembro. "Mesmo se o certificado saísse com data de conclusão em 2013, teria perdido dois anos de faculdade, além de investimento equivalente a um carro zero-quilômetro."

SECRETARIA - Secretaria da Educação do Estado informou que o mantenedor do colégio não entregou a documentação de todos os alunos para a diretoria de ensino alegando que parte dos arquivos havia sido subtraída.

Os alunos que continuariam seus estudos foram encaminhados para outros colégios. Aqueles que concluíram o Ensino Médio e não receberam o histórico escolar foram orientados a prestar o Enem para certificação de seus estudos.

A diretoria de ensino se coloca à disposição daqueles que não prestaram o exame e precisam regularizar a vida estudantil e de seus familiares para esclarecimentos sobre o assunto.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;