Economia Titulo Petróleo
Petrobras elevará potencial de refino em 1,3 milhão de barris
12/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O plano de expansão do parque de refino da Petrobras vai adicionar, até meados da próxima década, 1,3 milhão de barris por dia à capacidade brasileira de processamento de petróleo. Embora represente apenas 1,5% da capacidade atual de refino no mundo, o crescimento projetado pela estatal pode ajudar a suavizar um dos principais gargalos do mercado de petróleo: a dificuldade do parque existente para transformar petróleo pesado em destilados médios, como diesel e querosene de aviação.

Segundo análise do banco Merril Lynch, a falta de capacidade de produção desses dois combustíveis é um dos principais fatores de pressão nos preços do petróleo.

O chefe da área de pesquisas em commodities do banco, Francisco Blanch, diz que as refinarias atuais não conseguem obter margens razoáveis no processamento de óleo pesado, o que motiva grande busca
por petróleos mais leves. "O crescimento da capacidade de refino será elemento crítico no direcionamento futuro dos preços do petróleo."

É consenso no mercado que o mundo vive um apagão de refino desde meados da década, reflexo do crescimento da demanda, principalmente no setor de transportes, aliado à falta de investimentos em novas refinarias nas décadas de 80 e 90.

"Com a recessão provocada pelo segundo choque no petróleo, o consumo de combustíveis não cresceu como esperado nos anos 80, gerando ociosidade no parque de refino. Essa situação mudou", afirma o consultor Adriano Pires, do CBIE (Centro Brasileiro de Infra-Estrutura).
O especialista lembra que há grandes restrições à construção de refinarias nos EUA e Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;