Economia Titulo IRPF
Na região, 401,6 mil já declararam IR

Se comparado com o volume recebido pela Receita no ano passado, número corresponde a 73,3% do total

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A dois dias do encerramento do prazo estipulado pela Receita Federal, 401.642 contribuintes do Grande ABC haviam entregue até ontem à 1h a declaração do Imposto de Renda 2008 (ano-base 2007).

Se comparado com o volume recebido pela Receita no ano passado (547.769), o número corresponde a estimados 73,3% do total. Ou seja, 26,7% dos contribuintes da região teriam deixado para a última hora o compromisso com o Leão.

No País todo, já foram computados até as 16h30 de ontem 17,8 milhões de declarações realizadas, que representam 72,6% do total esperado, de 24,5 milhões.

Quem ainda não declarou precisa correr. Amanhã, último dia, pode haver congestionamento no site da Receita, devido à grande quantidade de pessoas buscando o acesso ao mesmo tempo.

Alguma dificuldade na conexão já era observada no último sábado, segundo a consultora de impostos Isabela Gomes, da ASPR Auditoria e Consultoria, de Santo André.

"Como o último dia será véspera de feriado, as pessoas devem ficar atentas para não esquecer de fazer o envio", alerta Glauco Pinheiro da Cruz, diretor da Candinho Assessoria Contábil, de Santo André.

MULTA
Quem perder o prazo fica sujeito a multa no valor mínimo de R$ 165,74 até o máximo de 20% do imposto devido.

Amanhã, o contribuinte tem até as 20h para fazer o envio pela internet (www.receita.fazenda.gov.br).

Pode-se ainda gravar as informações em disquete - que pode ser levado a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal - ou preencher o formulário e entregá-lo nos Correios, mas nesses casos, é preciso estar dentro dos horários de funcionamento das agências.

CUIDADOS
Além de atentar para o prazo, as pessoas obrigadas a fazer a declaração (as que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 15.764,28 no ano passado) devem prestar atenção em diversos detalhes para não cair na malha fina.

"É preciso, por exemplo, tomar cuidado com as despesas médicas que são dedutíveis. A Receita cruza informações e se alguém resolver forçar a barra e colocar acima do valor que gastou, pode se pego", disse Cruz.

Também é importante ter a documentação referente às despesas para, em caso de ser chamado para prestar contas, ter como comprovar os gastos.

Outro cuidado na hora de declarar, segundo o consultor contábil, são as doações. As feitas para instituições beneficentes ou de assistência social, por exemplo, não são dedutíveis. Esse gasto só é passível de dedução, por exemplo, se a pessoa contribuir diretamente aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;